Lei de Incentivo à Cultura Secretaria da Cultura

Avisos e Notícias 31/01/2014

Módulo Captação de Recursos LIC eletrônica

O principal avanço do sistema de informações do PRÓ-CULTURA RS para 2014 é a implementação e regulamentação do Módulo de Captação de Recursos para a LIC de forma eletrônica.

Conforme noticiado quando da reabertura do sistema para recebimento de novos projetos (confira em LIC REABRE COM NOVAS FUNCIONALIDADES), trata-se da última etapa do fluxo de tramitação do processo que faltava ser informatizada.

Esta funcionalidade é muito importante, principalmente para produtores culturais do interior do estado, considerando que somente em 2013 foram liberadas aproximadamente 1.000 Cartas de Habilitação de Patrocínio e cada uma delas precisou ser retirada pessoalmente na SEDAC. 

Para os projetos aprovados a partir de 2014 (conforme publicação da aprovação no DOE) o preenchimento do formulário de Manifestação de Interesse em Patrocinar / Termo de Compromisso é feito de forma eletrônica pelo sistema através do espaço do proponente.

A geração das Cartas de Habilitação de Patrocínio passam a ser feitas pelo próprio produtor cultural, evitando a vinda do produtor à SEDAC para a retirada de cada parcela, possibilitando a dinamização de todo o fluxo de recebimento dos patrocínios. 

Por trás desta grande funcionalidade, houve um avanço enorme em termos de integração com a Secretaria de Estado da Fazenda, o que oferece muito mais integridade, controle e segurança no processo de concessão de crédito para as empresas patrocinadoras. Desde 2013 iniciamos o cruzamento eletrônico de dados, o que possibilita que a partir de 2014 (considerando que os créditos tem 12 meses de validade) o aproveitamento do benefício fiscal pelas empresas patrocinadoras passa a ser mais preciso e confiável, visto que a GIA de apuração do ICMS foi adaptada possibilitando a informação do valor e do número da Carta de Habilitação referente, havendo consistência da situação fiscal da empresa e da disponibilidade do crédito pelo sistema de apuração.

Confira o passo a passo para operar este módulo no Manual de Captação de Recursos de forma eletrônica

mais notícias

Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul
Departamento de Fomento
Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS

PROCERGS 2024
Estado do Rio Grande do Sul