Lei de Incentivo à Cultura Secretaria da Cultura

Avisos e Notícias 30/06/2014

Diálogos Culturais 2014 chegam a Porto Alegre no dia 2 de julho

A Secretaria de Estado da Cultura convida para a edição do “Diálogos Culturais – Porto Alegre e Região Metropolitana”, que ocorre no próximo dia 2 de julho, quarta-feira, no Teatro Bruno Kiefer da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736 – Centro, Porto Alegre) a partir das 18h30min.

Na ocasião serão anunciados os novos editais e prêmios da Secretaria de Estado da Cultura: a terceira edição do FAC das Artes, a segunda edição do Prêmio da Diversidade e o Movida Circuito RS, financiados através de seleção realizada pelo Ministério  da Cultura para o fortalecimento do Sistema Nacional de Cultura (SNC); e o edital RS Pólo Audiovisual – Produção em longa-metragem, em parceria com a Ancine.

Desde o dia 22 de maio, a Secretaria de Estado da Cultura promove a quarta edição dos Diálogos Culturais. Mais de 600 pessoas já participaram dos debates nas cidades de Passo Fundo, Santa Rosa, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Jaguarão, Pelotas, Novo Hamburgo, Bom Jesus, Caxias do Sul, Osório e Montenegro, que representam as regiões funcionais do estado. O evento reúne gestores públicos, produtores, artistas, pesquisadores e ativistas culturais, realizando prestações de contas das políticas culturais em cada região para debater as perspectivas da cultura no estado.

Os Diálogos acontecem desde 2011 com o objetivo de elencar e discutir as diretrizes para uma política cultural no Rio Grande do Sul. Já foram promovidos cerca de 25 encontros em todas as regiões do estado. Para além da visão da cultura como elemento isolado, eventual e estanque, a Secretaria de Estado da Cultura leva adiante um processo primordial para o desenvolvimento estético, econômico e cidadão do estado. Com os Diálogos, essa articulação pode chegar cada vez mais à população gaúcha.

 

Em 2013, o eixo principal dos Diálogos foi a formulação do Plano Estadual de Cultura, que hoje tramita na Assembleia Legislativa do RS. A Secretaria atualiza e faz uso de nossa tradição de população ativa em sistemas de participação e controle social instituindo também 11 Colegiados e conformando participativamente políticas de Estado para a Cultura, com o nosso Plano e nosso Sistema Estadual de Cultura. Assim, ficam garantidos instrumentos institucionais de Estado, não apenas de governo.

 

Serviço

O que? Diálogos Culturais

Onde? Teatro Bruno Kiefer da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736 – Centro, Porto Alegre)

Quando? 2 de julho, 18h30min

Os Diálogos Culturais 2014 são uma promoção da Secretaria de Estado da Cultura, do Conselho Estadual de Cultura, do Conselho dos Dirigentes Culturais (Codic)/Famurs e do Sindicato dos Artistas e Técnicos (Sated-RS).

 

mais notícias

Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul
Departamento de Fomento
Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS

PROCERGS 2024
Estado do Rio Grande do Sul