Lei de Incentivo à Cultura Secretaria da Cultura

Avisos e Notícias 14/04/2016

Estado anuncia investimento de mais R$ 2,5 milhões para a cultura

Nesta quinta-feira (13), o secretário de Estado da Cultura, Victor Hugo, lançou o edital do Fundo de Apoio à Cultura – FAC Regional, destinado a contemplar 18 projetos para a realização de Festivais Culturais nas nove regiões funcionais do Rio Grande do Sul.

07bf0e02-1b41-45cc-a607-85a84dad499f

Pela primeira vez, a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) lança um edital com garantia de vagas por região. Uma vaga é destinada para produtor cultural e atrações artísticas locais, e outra vaga necessariamente produtor e atrações de outro local, com interesse em circular na região escolhida.

Podem participar pessoas jurídicas de direito privado com sede no Rio Grande do Sul. Para isso, é necessário possuir cadastro ou cadastrar-se no Sistema de financiamento da Secretaria da Cultura no site www.procultura.rs.gov.br, todo o processo é online. Os produtores culturais devem estar com o cadastro regularmente habilitado até o dia 30 de maio de 2016.

 O evento de lançamento do edital ocorreu  na Univates em Lajeado, na abertura do Fórum dos Coredes, com a presença de representantes das nove Regiões Funcionais.

O edital

O objetivo do FAC Regional é selecionar Festivais Culturais para receber o financiamento do Fundo de Apoio à Cultura. São considerados Festivais Culturais eventos artísticos, apresentações e espetáculos de caráter não competitivo e que componham uma mostra da produção de uma ou mais áreas culturais. Podem ser denominados: festival, mostra, ciclo, circuito, entre outros. Podem concorrer projetos nas áreas de Dança, Teatro, Circo, Artes Visuais, Artesanato, Audiovisual, Culturas Populares, Literatura, Música e Tradição e Folclore.

 O Festival Cultural deverá possuir duração mínima de três dias e ocorrer em pelo menos dois diferentes municípios da Região Funcional selecionada. Além disso, deve prever entrada franca, apresentar na inscrição pelo menos 50% das atrações previstas na programação, definir os locais de realização, com capacidade de público e estrutura. Também deve produzir registro audiovisual do festival, e a realização de ações (oficinas,palestras,seminários, debates), voltadas para a capacitação e compartilhamento da experiência e conhecimento.

Confira abaixo a apresentação do Edital do FAC Regional.

Anexo: Apresentação do Edital FAC Regional

mais notícias

Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul
Departamento de Fomento
Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS

PROCERGS 2021
Estado do Rio Grande do Sul