Lei de Incentivo à Cultura Secretaria da Cultura

Avisos e Notícias 11/09/2018

Cursos no interior auxiliam agentes a captar recursos culturais e esportivos do Estado

Cursos de qualificação vão auxiliar agentes culturais e esportivos do interior a buscar recursos do Estado via Pró-cultura RS e Pró-esporte RS. A proposta é descentralizar o Programa Permanente de Formação e Qualificação (PPFQ) que já ocorre em Porto Alegre. As capacitações são promovidas pelo Departamento de Fomento da Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sedactel) e contam com o apoio do Programa RS Criativo e de parceiros locais.

Santa Maria foi o primeiro município a receber a qualificação, nesta terça-feira (11). As datas confirmadas são: 13 de setembro em Taquara; 21 de setembro em Tramandaí; 3 de outubro em Pelotas; 11 de outubro em Santo Ângelo; e 24 de outubro em Bento Gonçalves. Mais datas ainda serão lançadas contemplando cidades das nove regiões funcionais do estado.

O curso é ministrado por servidores da Sedactel que atuam no Pró-cultura e no Programa Pró-Esporte, que englobam a Lei de Incentivo à Cultura (LIC), Fundo de Apoio à Cultura (FAC), Lei de Incentivo ao Esporte (LIE) e Fundo Estadual de Incentivo ao Esporte (Feie). Além da elaboração e gestão de projetos, a prestação de contas também está entre os temas abordados.

O PPFQ Regional do Pró-cultura RS e Pró-esporte RS disseminam para as regiões funcionais o mesmo conteúdo aplicado nos cursos permanentes da capital, qualificando os projetos e ampliando o acesso ao conhecimento das etapas do processo. O público-alvo são agentes culturais e esportivos, prefeituras, entidades, empresas do setor e pessoas físicas interessadas em enviar ou participar de trabalhos financiados com incentivos fiscais e recursos diretos concedidos pelo governo do Estado.

Em paralelo com os cursos no interior, o processo de qualificação também ocorre na capital, com as seguintes datas: 12 de setembro (Capacitação Edital Feie); 14 de setembro (PPFQ LIE); 18 de setembro (Capacitação Edital FAC do Folclore) e 28 de setembro (PPFQ LIC).

Fonte: estado.rs.gov.br

mais notícias

Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul
Departamento de Fomento
Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS

PROCERGS 2024
Estado do Rio Grande do Sul