Lei de Incentivo à Cultura Secretaria da Cultura

Avisos e Notícias 26/03/2019

Secretaria da Cultura lançará edital no Dia Mundial do Teatro

Em comemoração ao Dia Mundial do Teatro (27 de março), a Secretaria da Cultura vai lançar o edital do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) “Teatro Hoje: Serafim Bemol”, para montagens e estreias de espetáculos cênicos. A solenidade está marcada para às 19h, no Memorial do Theatro São Pedro. O projeto, em sua segunda edição, homenageia o escritor gaúcho João Simões Lopes Neto (Pelotas, 1865-1916) – também dramaturgo, autor de dezenas de textos escritos e montados sob o pseudônimo de Serafim Bemol.
 
O edital deste ano, no valor de R$ 400 mil, deve contemplar quatro grupos e/ou companhias, sendo, no mínimo, duas vagas para o interior do Estado – R$ 100 mil para cada um. Cada um dos grupos vencedores – em atividade no Rio Grande do Sul – terá o desafio de montar um novo espetáculo cênico, com textos de dramaturgos gaúchos.  Os quatro grupos e/ou companhias farão sua estreia no Theatro São Pedro e em outros teatros do interior. "Estamos presenciando algo inédito. É o interior podendo aportar a capital. O lançamento deste edital representa a concretização das políticas públicas para o teatro gaúcho, de forma democrática, equânime e sem restrições'', destaca Ruben Oliveira, diretor do IEACen.
 
Edital leva o nome do escritor pelotenseEdital leva o nome do escritor pelotense
 
As inscrições podem ser feitas a partir das 20h do dia 27 de março, no site do Pró-Cultura RS www.procultura.rs.gov.br, para marcar a data de comemoração mundial do teatro. Está previsto, ainda, o anúncio de uma parceria com o Sesc RS, que deve possibilitar a circulação dos espetáculos contemplados pelo interior do Rio Grande do Sul.
mais notícias

Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul
Departamento de Fomento
Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS

PROCERGS 2024
Estado do Rio Grande do Sul