Lei de Incentivo à Cultura Secretaria da Cultura

Avisos e Notícias 22/11/2019

Resultado do Edital FAC Teatro hoje: Serafim Bemol

O Edital SEDAC nº 02/2019 FAC Teatro hoje: Serafim Bemol selecionou os 4 grupos ou companhias contempladas, sendo 2 do interior do Estado, para realizar montagem de espetáculo cênico de teatro com texto de dramaturgo gaúcho, com estreia no Theatro São Pedro e apresentação em teatro do interior do estado.

Os projetos culturais selecionados foram:

TRAGO SORTE MENTIRA & MORTE
CANTO DE CRAVO E ROSA
A COMUNIDADE DO ARCO IRIS
UMA NOITE COM CAIO

Os proponentes receberão R$ 100 mil cada para a realização dos projetos.

Agora inicia a fase de contratação dos contemplados e logo após o recebimento dos recursos os projetos começar a ser executados, contando com o acompanhamento do Instituto Estadual de Artes Cênicas – IEACen e da Fundação Theatro São Pedro – FTSP.

O processo de seleção, em sua segunda edição, homenageia o escritor gaúcho João Simões Lopes Neto (Pelotas, 1865-1916) – também dramaturgo, autor de dezenas de textos escritos e montados sob o pseudônimo de Serafim Bemol.

Vale lembrar que a Secretaria estabeleceu uma parceria com o Sesc RS que deve possibilitar, após a realização dos projetos, que os grupos e companhias  possam circular com os espetáculos pelo interior do Rio Grande do Sul.

 

Palavra do Presidente da Comissão Julgadora, Sr. Plínio Mósca:   

Sobre o FAC "SERAFIM BEMOL" nos parece oportuno dizer que infelizmente recebeu um pequeno número de inscritos apesar do tempo hábil para as inscrições e da ampla divulgação realizada.
O certame logrou reunir mais qualidade do que quantidade de concorrentes, todos dignos de receber muitos elogios por suas trajetórias profissionais e sabedoria do sangue novo agora marcando suas pegadas nos palcos do RS.
O referido FAC tem a felicidade de incluir espetáculos encenados por grupos teatrais oriundos de cidades do interior do estado. Tal luz é necessária, há enorme qualidade no fazer teatral fora da capital dos gaúchos. Além disso bate à nossa porta a contemporânea visão da pluralidade geográfica do estado de Simões Lopes Neto. Inúmeras micro-culturas moram dentro do mesmo mapa. O Rio Grande do Sul é de todos os sul-riograndenses, nascidos, adotados e migrados.
Com satisfação nos deparamos com uma lista de projetos de elevada qualidade, com propostas embasadas pelo domínio dos saberes e conheceres teatrais.
Alguns dos nomes envolvidos na competição, também são nomes componentes de comissões de avaliadores ou jurados de festivais de teatro.
Através dos 4 novos espetáculos atualmente em gestação, milhares de gaúchos poderão apreciar o fazer teatral de experientes ou jovens dramaturgos, diretores, atores e todos os demais componentes da cadeia artística que tanto compõe um espetáculo de teatro, como também compõe a cadeia da economia criativa.
A acessibilidade é um dos eixos norteadores deste FAC.
Os 4 espetáculos contemplados representam 4 mundos de arte, ou seja, um somatório de valores subjetivos, árduo trabalho de preparação e ímpar dedicação das respectivas equipes de produção e de gestão.
Graças ao convênio firmado com o SESC-RS os espetáculos poderão circular pelo estado, encantando e comovendo milhares de pessoas.
Pela nossa experiência como Conselheiro no Conselho Estadual de Cultura do RS entendemos os Fundos de Apoio à Cultura como um instrumento de política cultural de Estado que alcança de forma mais democrática o criador de cultura e consequentemente a comunidade cultural como um todo.
Projetos como esse que estamos participando agora, mais substanciados em suas dimensões simbólica, cidadã e econômica são capazes de gerar propostas abundantes em qualidade e de menor custo.
Necessário é dizer o quanto o FAC "SERAFIM BEMOL" seria mais abrangente se tivesse também olhado para os espetáculos da linguagem cênica do teatro de rua.
Por fim e tomando a liberdade de emitir um juízo de valor sobre todas as partes componentes deste complexo processo de execução de política pública de cultura, afirmamos:
- os nossos aplausos para todos os candidatos inscritos no certame,
- os nossos parabéns aos vencedores,
- a nossa gratidão a todos os avaliadores dos projetos do edital que compareceram às reuniões e dedicaram-se dentro de seus lares ao exercício do estudo e da análise dos mesmos, sem nenhuma forma de remuneração específica para tal.
Necessário também é dizer da nossa honra, não somente de participarmos de um projeto cultural de elevada competência como o FAC "SERAFIM BEMOL", como de ocupar a presidência da comissão avaliadora. A mencionada imensa honra deve ser medida pelo nosso imenso amor ao estado do Rio Grande do Sul.

Fonte: Publicação DOE

mais notícias

Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul
Departamento de Fomento
Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS

PROCERGS 2024
Estado do Rio Grande do Sul