Lei de Incentivo à Cultura Secretaria da Cultura

Avisos e Notícias 22/03/2021

Resultado do edital Ações Culturais das Comunidades

A Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), a Associação de Desenvolvimento Social do Norte do RS, (ADESNRS) - Central Única das Favelas (Cufa) de Frederico Westphalen e Cufa RS divulgaram o resultado preliminar dos projetos selecionados no Edital Ações Culturais das Comunidades. O edital tem por objeto a seleção de agentes culturais e iniciativas coletivas culturais de base comunitária, dentro dos bairros pertencentes aos 23 municípios participantes do Programa RS Seguro. A partir desta segunda-feira, 22, está aberto o prazo de 5 (cinco) dias úteis para recursos. 

“A construção e a divulgação deste edital foi um trabalho de parceria muito gratificante com a Cufa, instituição que tem sua atenção voltada à valorização e ao desenvolvimento do indivíduo e dos coletivos das regiões periféricas, em todas as demandas da vida cotidiana, entre elas a cultura”, afirma a secretária da Cultura, Beatriz Araujo, e complementa: “Os resultados que surgirem deste edital, os projetos que serão realizados, certamente vão nos surpreender pela originalidade, pela autenticidade e pelo retrato cultural que será gerado.”

“Desde o dia 15 de janeiro de 2021, iniciamos um edital jamais visto. O primeiro edital voltado a 63 comunidades que fazem parte de 23 cidades, integrantes do programa RS Seguro. Em cada uma das cidades e comunidades, criamos grupos, mobilizamos, contamos com o apoio de cada um para superarmos muitas dificuldades e chegar até aqui.Juntos, mostramos o tamanho e o talento cultural que há nas periferias. Juntos, batemos o recorde de inscrições da Lei Aldir Blanc no Estado do Rio Grande do Sul, para mostrar que comunidade, periferia, vila, favela, não é carência, e sim, potência.Nunca fomos a minoria”, afirma o coordenador do edital, Junior Torres. Segundo ele, a lista de seleção dos contemplados pelo edital Ações Culturais das Comunidade” está sendo publicada como resultado de “muito trabalho, muito respeito e muita transparência”.

Clique aqui para acessar os resultados.

 

Edital Ações Culturais das Comunidades

O edital é uma parceria do Governo do Rio Grande do Sul por meio da Secretara de Estado da Cultura (Sedac) com a Associação de Desenvolvimento Social do Norte do RS, (ADESNRS) - Central Única das Favelas (Cufa) de Frederico Westphalen e Cufa RS.

O valor de execução do edital é de R$ 14 milhões. Os recursos são oriundos da Lei Federal nº 14.017, de 29 de junho de 2020 (Lei Aldir Blanc), que dispõe sobre ações emergenciais destinadas ao setor cultural a serem adotadas durante o estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020.

Fale com a Cufa

Alguma dúvida? Precisa de orientações? Fale com a Cufa a partir de segunda-feira, 22! 

Central de atendimento: 0800 743 1111

Facebook: https://www.facebook.com/acoesculturaisdascomunidades

Instagram: @acoesculturaisdascomunidades

Twitter: @acoesculturais

E-mail: acoesculturaisdascomunidades@gmail.com

Whats App: 021 92043 7600

Assessoria de imprensa: ascom.acoesculturaislab@gmail.com

mais notícias

Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul
Departamento de Fomento
Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS

PROCERGS 2024
Estado do Rio Grande do Sul