Lei de Incentivo à Cultura Secretaria da Cultura

Avisos e Notícias 05/04/2021

Saiu a lista de classificação do Prêmio Trajetórias Culturais – Mestra Sirley Amaro

Está disponível no site do Prêmio Trajetórias Culturais - Mestra Sirley Amaro a lista preliminar das 1.500 trajetórias culturais classificadas. O prêmio é executado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), e pelo Instituto Trocando Ideia - formalizado através de Chamada Pública e financiado pela Lei Aldir Blanc (Lei n°14.017/2020), com o objetivo de facilitar o acesso aos recursos da lei para um dos segmentos mais afetados com a pandemia do coronavírus, a cultura.

O edital é um reconhecimento do Estado e da sociedade civil às pessoas que vivem da cultura e transformam vidas por meio da arte nas diferentes comunidades. A seleção assegurou 51% das vagas para cotas sociais – autodeclarados pretos, pardos; indígenas; quilombolas; ciganos; mulheres trans/travestis; homens trans; e pessoas com deficiência (PCDs).

Entre os dias 05 e 09 de abril, as pessoas que participaram poderão acessar o sistema de avaliação, conferir suas notas e entrar com recurso, caso necessário. 

Entenda como funcionou a avaliação de cada trajetória

A Comissão de Seleção avaliou as trajetórias culturais atribuindo notas de um a cinco (1 a 5) pontos quanto à adequação ao objeto do edital. O propósito foi valorizar a relevância das ações, atividades e/ou projetos desenvolvidos na área cultural, o impacto da trajetória na sua comunidade de atuação e o tempo percorrido.

A avaliação foi aplicável a todas as formas de inscrição (formulário escrito, vídeo e teleatendimento) e segmentos. As trajetórias classificadas foram distribuídas nas nove (9) Regiões Funcionais (RF’s) dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes), e pelos 12 segmentos, conforme o percentual de inscritos em cada um deles.

O valor proporcional de classificados por segmento foi definido pelo percentual de inscritos em cada segmento de acordo com cada região funcional, ou seja, cada RF terá um percentual diferente para cada segmento cultural.

Após essa primeira distribuição, por segmento e RF, as trajetórias foram classificadas a partir da maior pontuação até a mais baixa. Por fim, o sistema valida o percentual de cotistas na soma geral de distribuição das trajetórias classificadas, sem distinção de RF ou segmento cultural. Caso a soma dos cotistas não atinja o número mínimo de 51%, o sistema redistribui os prêmios.

Para mais informações sobre o prêmio, contatar o Instituto Trocando Ideia pelo site: www.premiotrajetoriaculturalrs.com.br ou pelo e-mail: premiotrajetoriaculturalrs@gmail.com e através das redes sociais do projeto.

mais notícias

Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul
Departamento de Fomento
Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS

PROCERGS 2024
Estado do Rio Grande do Sul