Lei de Incentivo à Cultura Secretaria da Cultura

Avisos e Notícias 25/03/2024

Caravanas da Cultura iniciam terceira semana de capacitações pelo Estado

Nesta semana, as Caravanas da Cultura percorrem mais quatro municípios do Estado: Cruz Alta, Jaguari, Sarandi e Santo AugustoNesta semana, as Caravanas da Cultura percorrem mais quatro municípios do Estado: Cruz Alta, Jaguari, Sarandi e Santo Augusto

POR DOUGLAS CARVALHO | ASCOM SEDAC
 

Nesta semana, as Caravanas da Cultura percorrem mais quatro municípios do Estado: Cruz Alta, Jaguari, Sarandi e Santo Augusto. Promovido pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) para fortalecer o Sistema Estadual de Cultura (SEC) e promover os mecanismos de fomento cultural, o projeto já passou por Lajeado, Nova Petrópolis, Alvorada, Capão da Canoa, São Lourenço do Sul, Bagé e Itaqui.

Dirigida a gestores municipais, dirigentes de cultura, integrantes dos Conselhos Municipais de Cultura, artistas, produtores e sociedade civil, a iniciativa vem discutindo a estruturação dos sistemas de cultura, especialmente depois da realização das conferências estadual e nacional. Atualmente o Rio Grande do Sul conta com a institucionalização de Sistemas Municipais de Cultura em 339 dos 497 municípios gaúchos, e a meta da Sedac é chegar a 418 no ano de 2024.

Nos encontros, também é abordado o atual cenário de fomento, a partir dos recursos disponibilizados. A equipe da Secretaria detalha o edital de seleção de projetos da Lei de Incentivo à Cultura (LIC), que recebe inscrições até o dia 1º de abril, esclarece dúvidas e recebe sugestões sobre os editais de fomento. Clique aqui para conferir a programação e os links de inscrição das Caravanas da Cultura.

Prioridades definidas

As Caravanas da Cultura intensificam um processo de diálogo e de construção que, na semana passada, materializou-se em outro passo importante: a publicação, no Diário Oficial do Estado, de uma portaria da Sedac que estabelece as prioridades para aplicação de recursos financeiros por parte da pasta. As nove prioridades são: artes cênicas (incluindo circo, dança e teatro); artes visuais; audiovisual; cultura e educação; culturas populares (incluindo o artesanato); cultura viva; livro, leitura e literatura; memória e patrimônio (incluindo museus e diversidade linguística); e música.

As prioridades, que auxiliam na sistematização das demandas recebidas, foram definidas a partir de uma articulação permanente (que passou por audiência e consulta públicas no início do ano – clique aqui para conferir o resultado). Essa articulação prossegue, por meio de ações como as Caravanas de Cultura, além de oito reuniões, em março e abril, com o Conselho Estadual de Cultura, que vão tratar de diretrizes para cada uma das prioridades. Em paralelo, será feita uma discussão com os gestores municipais, via Comissão Intergestores Bipartite, amanhã (26), sobre a pactuação entre Estado e municípios para atendimento das diferentes demandas. 

“Essa configuração envolve todo o nosso alcance no setor cultural e viabiliza a definição de linhas específicas para os editais de fomento”, afirmou o diretor do Departamento de Fomento da Sedac, Rafael Balle.

mais notícias

Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul
Departamento de Fomento
Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS

PROCERGS 2024
Estado do Rio Grande do Sul