O Projeto “Dançando com as Crianças nas Escolas – 7.ª Edição - 2013” é aprovado.
1- O Projeto Dançando com as Crianças nas Escolas - 7ª Edição, que acontecerá no ano de 2013 com duração de 10 meses, tem como produtora Claudete Morim Pereira – CEPC 3532 possibilitará aos educandos das escolas participantes o aprendizado de dança de salão e canto, através de oficinas, e o conhecimento dos costumes do gaúcho. As oficinas de danças de salão e de canto serão realizadas nas oito escolas participantes do Projeto e no CTG Ronda Crioula. Participarão do projeto sete escolas do município de São Sepé e uma de Formigueiro, sendo esta com quatro turmas formadas por alunos do Centro Municipal de Educação Infantil Formiguinha. Na sede do CTG Ronda Crioula acontecerá uma oficina de dança de salão para jovens e adultos, aberto a comunidade em geral. Cada oficina terá duração de uma hora. Na sede do CTG Ronda Crioula, em São Sepé, estão previstas diversas atividades: Mostra de Danças de Salão por um casal de dançarinos de Santa Maria; Mostra de Trabalhos Reciclados; Espetáculo Musical e Teatral "Contos, Causos e Cantigas"; Mostra de Brinquedos Tradicionais; Chimarrão Dançante Mirim; Apresentação Invernada Artística; Fandango com o "Grupo Querência"; Show Nativista; Integração de Invernadas e encerramento do Projeto, onde as escolas participantes apresentarão o aprendizado obtido nas oficinas de dança de salão e de canto. No município de Formigueiro, além das oficinas, acontecerá: Sarau Literário; Show Nativista e apresentações dos trabalhos desenvolvidos nas oficinas. O acesso a todas as atividades do evento será gratuito.
É o relatório:
2- A educação em arte, assim como a educação geral e plena do indivíduo, acontece na sociedade de duas formas: assistematicamente através dos meios de comunicação de massa e das manifestações não institucionalizadas da cultura, como as relacionadas ao folclore, entendido como manifestação viva e em mutação, não limitado apenas à preservação de tradições; e sistematicamente, na escola ou em outras instituições de ensino. A arte-educação tem um objetivo maior que a formação de profissionais dedicados a esta área de conhecimento, no âmbito da escola regular busca oferecer aos indivíduos condições para que compreenda o que ocorre no plano da expressão e no plano do significado ao interagir com as Artes, permitindo sua inserção social de maneira mais ampla. "A arte é um patrimônio cultural da humanidade, e todo ser humano tem direito ao acesso a esse saber". A educação em arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética, que caracterizam um modo próprio de ordenar e dar sentido à experiência humana: o aluno desenvolve sua sensibilidade, percepção e imaginação, tanto ao realizar formas artísticas quanto na ação de apreciar e conhecer as formas produzidas por ele e pelos colegas, pela natureza e nas diferentes culturas. O Ensino das danças folclóricas tradicionais e de cantos gaúchos propostos pelo projeto “Dançando com as crianças na escola – 7ª edição” é em sua síntese, um princípio básico de procedimentos artísticos a serem considerados e apoiados. Os resultados apresentados em edições anteriores dão um sinal de alerta à busca e necessidade por parte da rede escolar de contar com projetos artísticos atrelados ao ensino curricular normal.
Valorizando a cultura sul-rio-grandense, este projeto contribui com sua expansão, ao tempo em que difunde e incentiva o gosto pelas artes. No jogo artístico com identidade local, desperta o exercício da cidadania e o despertar de novos talentos. A excelência e o ideal de aprendizagem desde a infância deveria contar com o real estudo integral do corpo em todas suas manifestações e abrangências. Dadas as dificuldades de estruturas educacionais para atingir estas metas, vale ressaltar que toda iniciativa no sentido de educar nossas futuras gerações com o saber artístico, desde que bem fundamentadas são meritórias e importantes no trabalho educativo. As tendências individuais, através das experiências com o reconhecimento das possibilidades do seu corpo e da voz, encaminham o sujeito à formação do gosto, estimulam a inteligência e contribuem para a socialização e desenvolvimento da personalidade do individuo e sua consciência de grupo social. A inclusão das demais programações: Mostra de Danças de Salão por um casal de dançarinos de Santa Maria; Mostra de Trabalhos Reciclados; Espetáculo Musical e Teatral "Contos, Causos e Cantigas"; Mostra de Brinquedos Tradicionais; Chimarrão Dançante Mirim; Apresentação Invernada Artística; Fandango com o "Grupo Querência"; Show Nativista; Integração de Invernadas contribuem positivamente para esta inserção sócio cultural aproximando educando/educador/comunidade. Através dos eventos propostos em extensão, também toda a comunidade dos municípios de São Sepé, Formigueiro e região, usufruirão do acesso à cultura de forma gratuita, proporcionando e fortificando uma maior identificação e união regional, aprendendo a cultuar a história de suas origens. O projeto “dançando com as crianças na escola”, tem seus custos dentro dos parâmetros normais e apresenta toda a documentação necessária para sua apreciação.
3. Em conclusão, o projeto “Dançando com as Crianças nas Escolas – 7.ª Edição - 2013” é aprovado por seu mérito, relevância e oportunidade podendo vir a captar recursos do sistema Pró-Cultura/RS – LIC, no valor de até R$ 99.894,46 (noventa e nove mil oitocentos e noventa e quatro reais e quarenta e seis centavos) do Sistema Pró-Cultura. Cabe ressaltar que não consta apoio das Prefeituras. Considerando que os eventos serão realizados em ambientes fechados, condicionamos a liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas legais de prevenção a incêndios nos locais dos eventos.
Porto Alegre, 6 de maio de 2013.
Gilson Petrillo
Conselheiro Relator
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