O projeto “ITAQUATIÁ , 51 ANOS - RAÍZES, HISTÓRIAS E CONTRIBUIÇÕES EM MEIO AOS FESTEJOS FARROUPILHAS/2016” é recomendado para a avaliação coletiva.
1. ITAQUATIÁ, 51 ANOS - RAÍZES, HISTÓRIAS E CONTRIBUIÇÕES EM MEIO AOS FESTEJOS FARROUPILHAS/2016. Para evitar a condenável e enfadonha tautologia reproduzimos excertos trazidos pelo proponente: “Das carretas sobraram rodados, enfeitando os jardins dos patrões... ÌÂ. São Pedro do Sul - onde o passado tem raízes de pedra, cidade notória, também tem na sua ocupação humana uma trajetória muito rica, cuja história nos põe no palco da Capital da Construção das Carretas no RS. Com este intuito, absorvendo as comemorações dos 180 anos da Proclamação da República Rio-Grandense, apresentamos o projeto “ITAQUATIÁ , 51 ANOS - RAÍZES, HISTÓRIAS E CONTRIBUIÇÕES EM MEIO AOS FESTEJOS FARROUPILHAS/2016”, a ser realizado de 17 a 20 de Setembro junto a Sede Tradicionalista do Itaquatiá CTG, oportunidade em que também será comemorado os cinquenta e um anos de atuação desta Entidade comprometida, partícipe ativa do processo de formação desta comunidade, desejando sempre que os tradicionalistas transformem seus corações em um santuário de paz, otimismo, fé no hoje e amanhã, cultivando permanentemente os valores que foram legados.”
Como atividades culturais, sociais, educativas, oferecerá: show de música tradicionalista gaúcha com Sonido del Alma Gaúcha intitulado ÌÂA Arte pela História de um Povo ÌÂ; apresentação das Invernadas Artísticas do CTG Rincão de São Pedro (Dente de Leite, Pré-mirim, Mirim e Adulta); Invernada Artística Mirim e Adulta, Grupo Folclórico Pito Aceso e Grupo APAExonados pela Tradição do Itaquatiá CTG; espetáculo temático com o Grupo Parafolclórico Herança Nativa do CTN Sinos de São Miguel.
DO CIVISMO
Dentro do processo formativo e educativo, realizarão duas palestras: A um: com a historiadora e tradicionalista Maria Inês Muller Schmitt (Tema/título: A Cultura Gaúcha e a História das Carreteadas); a dois: com o poeta, compositor e escritor Otávio Geraldo Reichert. Efetuarão ainda a Noite da Poesia Gaúcha (concurso literário/poético com interpretações e apresentações de poesias inéditas de cunho gauchesco com foco no tema da Semana Farroupilha/2016); exposição de artigos gauchescos e vestimentas típicas tradicionais; criação e exposição de painéis sobre a História da Revolução Farroupilha a cargo das Invernadas do Itaquatiá CTG; celebração da Missa Crioula (adaptada na linguagem, ritmo, estilo e símbolos tradicionalistas gaúchos). O acesso será gratuito a todas as atividades respeitando as medidas de acessibilidade.
PRODUTOR: ITAQUATIA CENTRO DE TRADICOES GAUCHAS
CEPC: 5899
Coordenador Cultural do Evento
Moises D. Marczewski & Cia Ltda-ME (POLSKA Empreendimentos)
CNPJ : 09.017.766/0001-53
Contador
Maria Militz
CRC /RS: 02.781.904
Patrão e Coordenador Geral : JUARÊS MARCONATTO
VALOR TOTAL SOMENTE COM RECURSOS DA LIC R$ 35.684,85
A SEDAC apresentou pertinentes e tempestivas diligências que vão ratificadas por esse Conselheiro Relator as quais foram acatadas pelo Proponente, que deverá observar rigorosamente nos termos do anexo apresentado.
É o relatório.
2. De plano ressaltamos que o projeto merece aprovação, pois presente o caráter do civismo tão ausente em outros do mesmo gênero. O topônimo “Itaquatiá”, ao que leciona o blog de Claudio Antunes refere ao que na região da Campanha, estaria relacionado a Livramento. Inusitadamente, “Itaquatiá” aparece vinculada à Bagé correlacionada à história de Francisco Barreto Pereira Pinto: “Mesmo assim, Antônio Gonçalves da Silva não titubearia em comunicar certos informes sobre as possíveis intenções artiguenhas em relação ao Rio Grande do Sul, aproveitando-se de tais relações pessoais, tudo em benefício de sua verdadeira pátria, por meio do comandante da pequena Guarda de Itaquatiá, na faixa fronteiriça de Bagé, subordinada então ao sargento-mor Francisco Barreto Pereira Pinto, do Regimento de Dragões do Rio Pardo”. Será possível está localização de “Itaquatiá”, em Bagé, em 1814? Por outro lado, Francisco Barreto Pereira Pinto era sargento-mor? Esses questionamentos ocorrem ao mergulho no tempo histórico a esse parecerista. Mas embora tangenciem o projeto não vem ao acaso para análise e sim como mera colaboração aos estudos do proponente que realizará Semana Farroupilha em alusão aos 180 anos da Proclamação da República Rio-Grandense, a parte artístico-cultural denominada “ITAQUATIÁ, 51ANOS - RAÍZES, HISTÓRIAS E CONTRIBUIÇÕES EM MEIO AOS FESTEJOS FARROUPILHAS/2016”, nos dias 17 a 20 de Setembro, junto ao município de São Pedro do Sul - “onde o passado tem raízes de pedra”, reverenciando os ideais de justiça e liberdade mantendo viva a epopeia farroupilha conjuntamente com as comemorações do cinquentenário Centro de Tradições Gaúchas, oferecendo apresentações de invernadas artísticas, espetáculo parafolclórico, palestras e atividades lúdico-pedagógicas, celebração de missa crioula, Noite da Poesia Gaúcha (concurso) e exposição, visando o intercâmbio, a troca de experiências, para renovar à consciência dos valores culturais e morais, tendo na Centelha Crioula, o símbolo de luz que ilumina os ideais do povo gaúcho com acesso gratuito a toda a população.
Entretanto lamentamos a ausência Prefeitura no Projeto fato que esperamos não se repita em futuros eventos da mesma natureza.
3. Em conclusão, o projeto “Itaquatiá, 51 Anos - Raízes, Histórias e Contribuições Em Meio Aos Festejos Farroupilhas/2016”, é recomendado para avaliação coletiva, em razão do seu mérito, relevância e oportunidade, podendo receber incentivos até o valor de R$ 35.684,85 (trinta e cinco mil seiscentos oitenta e quatro reais com oitenta e cinco centavos) do Sistema Unificado de Apoio e Fomento as Atividades Culturais – Pró Cultura RS.
Porto Alegre, 24 de junho de 2016.
Antônio Carlos Côrtes
Conselheiro Relator
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 13:30 horas do dia 05 de julho de 2016.
Presentes: 07 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Jaime Antônio Cimenti, Ruben Francisco Oliveira, Adriana Donato dos Reis, Marco Aurélio Alves, Maria Silveira Marques e Vinicius Vieira.
Em razão do Of. Nº 182/2015 da SEDAC, os projetos recomendados por este Conselho foram submetidos à Avaliação Coletiva da Sessão Plenária Ordinária do dia 14/07/2016 e considerados prioritários.
Dael Luis Prestes Rodrigues
Conselheiro Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS