Processo nº 1583-1100/17-7
Parecer nº 340/2017 CEC/RS
O projeto “PARTE ARTÍSTICO-CULTURAL DO NATAL DAS CANDEIAS - 2017” é recomendado para avaliação coletiva.
1. O processo trata do pedido de financiamento para a realização da parte artístico-cultural do Natal das Candeias - 2017, que foi devidamente habilitado e se enquadra área de Tradição e Folclore. Ele foi encaminhado para realização no final do ano de 2017, em Candelária.
O proponente informa que o projeto organiza de uma série de atividades culturais cuja temática é o Natal, festa magna da cristandade, onde a comunidade local e regional apreciará Cantatas de Natal sob a responsabilidade das escolas e associação local; show instrumental de músicas natalinas com a Orquestra de Candelária; show Natal em Cordas, com Marcello Caminha mostrando as mais emocionantes canções natalinas tocadas em ritmos gaúchos; show Natal Gaúcho, com Wilson Paim; e espetáculo de dança e teatro A Origem das Tradições Natalinas, com GEMP - Escola e Cia de Danças. Brindar-se-á todas as idades com o show Os Trovadores do Natal, a ser protagonizado pelo Grupo de Teatro de Pernas pro Ar, congregando música, circo, teatro e poesia, com repertório composto por canções natalinas em arranjos próprios à base de acordeão e violão. Mantendo os costumes e as tradições religiosas, a comunidade apreciará e participará da encenação do Presépio Vivo. O evento Natal das Candeias é realizado sistematicamente, ano a ano, porém cabe aqui ressaltar as dificuldades financeiras que os Municípios enfrentam, e pela vez primeira está sendo solicitado financiamento ao Pró-cultura RS LIC, onde busca-se enfatizar o espírito do Natal e aprimorá-lo, propiciando espetáculos culturais de qualidade com plena acessibilidade e entrada franca, atraindo um público maior a cada edição. Assim, objetiva descentralizar a cultura durante os festejos do Natal e promover a inclusão cultural daqueles que residem no interior do estado. Observar-se-á as medidas de acessibilidade em vigor e o acesso será totalmente gratuito a todos os interessados.
O custo para realização do projeto Financiado pelo Sistema LIC RS é de R$ 70.105,00, com R$ 8.240,00 sendo de receitas originária da Prefeitura.
É o relatório.
2. Este projeto trata de reunir boas atrações referentes ao Natal. É contemporâneo que as linguagens artísticas se adaptem às questões natalinas e à milenar história do Natal, transformando essa comemoração cada vez mais em uma passagem simbólica e hibrida entre dança, música, teatro, circo, shows, corais, performances e encenações. Dito isso, o que é um evento natalino? Sabe-se que os vikings tinham uma celebração há 20 mil anos atrás que era comemorada abaixo de um pinheiro, única árvore que sobrevivia até -40 graus, e que um jovem da tribo era incumbido de buscar um urso branco e voltar vestindo ele do avesso, o que lembra muito a roupa do papai Noel; sabe-se que a empresa Coca Cola produziu e encomendou as maiores propagandas da historias para adaptar o Natal ao capitalismo, dos consumos para as festas; sabe-se que as questões cristãs até foram colocadas em 25 de dezembro, mesma data dessas comemorações, lembrando que essa data sempre foi a mais fria do solstício da região dos vikings, momento em que o sol estava mais longe nos 6 meses de frio e escuridão. Nesse momento, os homens precisavam de muita fé, esperança e organização, e hoje esses valores estão misturados com todas essas propostas que a humanidade vem apresentando, em shoppings, nas casas, nas famílias, nas cidades: todos tentam fazer um momento diferente. Cantatas de Natal, com escolas locais e show instrumental de músicas natalinas fazem parte deste projeto. Vou falar de algumas atrações, como o Natal em Cordas, com Marcello Caminha, artista ganhador de mais de 3 prêmios açorianos. Para descrever o profissional, cito reportagem do jornal ZH, que colocou que dificilmente outro violonista terá o nome em tantos festivais, 200 prêmios de melhor instrumentista e mais de 50 discos com cerca de 60 dos mais diversos nomes. Contudo, para além dos números, é a qualidade que vale. Basta dizer que o violão do bageense criou estilo e sonoridade limpa acentuando os ritmos e o fraseado colorido sem perder o foco, e mesclando o rigor formal à naturalidade. A reportagem destaca a qualidade de Caminha, dando-lhe assim uma credencial para tocar as músicas que ouvimos durante nossa vida nos momentos de Natal.
Natal Gaúcho, com Wilson Paim. Wilson é o maior cantor romântico da música gaúcha, considerado pela crítica especializada do Rio Grande do Sul como um dos melhores intérpretes deste estado. Nasceu em Alegrete. Unindo melodiosa voz, técnica e carisma, o cantor, que possui expressiva vendagem de CDs no sul do Brasil (possui 39 álbuns lançados), interpreta nos seus shows e discos, com naturalidade, desde clássicos do nativismo gaúcho a pérolas da música popular brasileira. Wilson Paim é um cantor eclético, e a maior prova disso são suas diversas regravações de músicas consagradas de grandes autores nacionais, entre eles: Guilherme Arantes, Renato Teixeira, Lupicínio Rodrigues, Cartola, Hermes Aquino, entre outros. Mas “imprime”, de maneira impecável, em todos seus discos, a sonoridade da bela música nativista gaúcha. Grava, por achar belo, temas de linguagem sul-rio-grandense, sempre com uma “grande dose” de romantismo, que o define como um cantor, acima de tudo, ROMÂNTICO. Certamente Wilson executará bons momento de músicas natalinas.
O espetáculo Os Trovadores do Natal mostra o encantamento cênico como um poema visual. Artistas inspirados nas serenatas despertam a alegria e sensibilizam as pessoas com graça, a magia e o encanto do natal. Buscam trazer o espírito do Natal das brincadeiras, das cantigas natalinas cantadas em família. Os artistas com o virtuosismo das técnicas circenses e contadores de histórias que interagem com o público, trocando sentimentos de pura beleza. O Grupo de teatro DE PERNAS PRO AR que possui 25 anos de trabalho de grupo continuado, construindo uma LINGUAGEM PRÓPRIA, que borra as fronteiras da arte, fazendo uma compilação entre o teatro de animação, circo e música, num processo que se caracterizou pela forma simples, simbólica e poética de se comunicar. Além de construir suas cenografias funcionais, que são engenhosas engenharias de engenhocas, figurinos excêntricos e bonecos com mecanismos de manipulação únicos, vem desenvolvendo uma dramaturgia peculiar, com seus experimentos em favor de novas propostas de linguagens para o teatro de rua. O grupo se caracteriza pela estrutura familiar, muito comum nas famílias circenses e famílias de bonequeiros, onde os pais passam para outras gerações o seu amor à arte. Buscam na parceria com outros artistas e diretores, sonhos em comum para realizar suas propostas trabalho.
Chamo a atenção para o relato do espetáculo de dança e teatro a seguir, chamado A Origem das Tradições Natalinas, com a GEMP - Escola e Cia de Danças, com 23 anos de história. Vinda de Crissiumal, hoje a escola possui extensão em quatro municípios da região e conta com, aproximadamente, com 300 alunos dos quatro aos setenta e quatro anos de idade. Atualmente, possui extensão de suas atividades nos municípios vizinhos de Boa Vista do Buricá, Nova Candelária e Humaitá. É um grupo crissiumalense que brilha pelo Brasil e pelo mundo, gera atividade física e artística para uma população distante dos centros urbanos e faz arte de alto nível, premiada em festivais da Ásia e Europa, reconhecida no mundo, feita por entre as vermelhas barrancas do Rio Uruguai. Em 2002, recebeu uma menção honrosa do Prêmio Itaú Unicef e em 2004 foi declarado Patrimônio Cultural da Cidade de Crissiumal. Já foi assistido em mais de 200 municípios nos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e exterior. O histórico do GEMP em premiações de Festivais de Dança é significativo, composto por mais de 100 premiações, incluindo Medalha de Ouro na Competição Internacional de Dança de Buenos Aires, na Argentina. Até o ano de 2014, já realizou 7 turnês, totalizando 80 espetáculos, e já levou seus espetáculos para: Polônia (2009 e 2015), República Tcheca (2009 e 2015), Eslováquia (2009), Portugal (2010), Holanda (2010), França (2010 e 2014), Canadá (2011), Turquia (2012) Romênia (2013), Hungria (2013), Macedônia (2013), Bulgária (2013), Bélgica (2014), Luxemburgo (2014), e Alemanha (2014).
A apresentação consistente no trabalho de pesquisa que foi a base deste espetáculo, que surpreende e emociona plateias ao apresentar os primeiros rituais natalinos, espetáculo A Origem das Tradições Natalinas, comove, diverte e apresenta fábulas, lendas, rituais, símbolo e personagens do Natal. Um espetáculo com figurino opulento, que leva o público até antigas aldeias, em uma viagem no tempo, para que ele conheça os primeiros festejos e símbolos do Natal.
Dentro da extensa experiência do grupo e, especificamente, na primeira cena, parece um retorno ao início deste parecer. Cena 1: Solstício de Inverno As tradições pagãs ligadas ao solstício de inverno servem de abertura do espetáculo... Iluminar e decorar as árvores – por vezes com velas, frutas, outras com nozes e biscoitos – era uma importante tradição que tentava garantir o regresso do sol! Aquele que deixaria para trás o frio e o desconforto do inverno, retomando o movimento dos riachos e verdejando campos e florestas. Depois, as cenas com Papai Noel, duendes, a ceia e o nascimento de Jesus também fazem parte das cenas do grupo. Concluo a descrição do espetáculo como uma verdadeira ação trazendo várias histórias sobre o Natal, certamente fruto de muita experiência e intercâmbio desse grupo de 23 anos.
Apesar de hoje em dia a história do Natal estar muito ligada às histórias do cristianismo, ainda é possível se perguntar o que realmente é o Natal e qual a maneira mais positiva de se comemorar. Parti para o princípio de descrever a qualidade das apresentações que vão se imbuir deste espírito natalino e traduzir em arte, para olhos, ouvidos ou corações dos presentes.
A Rua Coberta, local do espaço onde serão realizadas a parte artístico-cultural, encontra-se plenamente adequada às normativas de acessibilidade. Encontramos nos anexos todas as anuências dos grupos e da prefeitura. Saliento também a importância do PPCI, que recomendo para realização do evento, lembrando que é um programa que visa proteger os ocupantes de espaços físicos em geral contra possíveis sinistros. Normalmente, no caso de ocorrer uma emergência, as pessoas se apavoram e muitas vezes não sabem como agir, tanto no caso de ajudar a solucionar o problema como em saber sair do ambiente e procurar um lugar seguro.
3. Em conclusão, o projeto “Parte artístico-cultural do Natal das Candeias - 2017” é recomendado para Avaliação Coletiva em razão de seu mérito, relevância e oportunidade, podendo vir a receber incentivos até o valor de R$ 70.105,00 (setenta mil, cento e cinco reais) do Sistema Unificado Estadual de Apoio e Fomento às Atividades Culturais – Pró-cultura – RS.
Porto Alegre, 27 de novembro de 2017.
Luciano Fernandes
Conselheiro Relator
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 13h30min do dia 27 de novembro de 2017.
Presentes: 21 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Jaime Antônio Cimenti, Ivo Benfatto, Paula Simon Ribeiro, Ruben Francisco Oliveira, José Mariano Bersch, Élvio Pereira Vargas, Antônio Carlos Côrtes, Erika Hanssen Madaleno, Paulo Cesar Campos de Campos, Dael Luis Prestes Rodrigues, Gilberto Herschdorfer, Maria Silveira Marques, Luiz Carlos Sadowski da Silva, Marlise Nedel Machado, Claudio Trarbach, Dalila Adriana da Costa Lopes e Walter Galvani.
Não Acompanharam o Relator os Conselheiros: André Venzon.
Abstenções: Rafael Pavan dos Passos.
Em razão do Of. Nº 182/2015 da SEDAC, os projetos recomendados por este Conselho foram submetidos à Avaliação Coletiva da Sessão Plenária Ordinária do dia 30/11/2017 e considerados prioritários.
Marco Aurélio Alves
Conselheiro Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS