Processo nº 00243/2021
Parecer nº 294/2021 CEC/RS
O projeto “Feira do Livro de Morro Reuter 28ª Edição 2021” é recomendado para financiamento pela LIC-RS.
1. O projeto passou pela análise técnica do Sistema Pró-cultura e foi habilitado pela Secretaria, sendo encaminhado a este Conselho nos termos da legislação em vigor. Como produtor cultural, consta Associação Cultural Morro Reuter (CEPC 243), de Morro Reuter – RS, tendo como responsável MARA CRISTINA PERDUM ROHR, que exerce a função de proponente.
A proposta foi inscrita na área da LITERATURA: Feira de livro, com local de realização no município de Morro Reuter – RS, sendo este um evento não vinculado à data fixa.
Integram ainda a equipe principal:
Um Gestão e Projetos Culturais Ltda – Coordenação do projeto;
Marcus Vinícius Moraes, como contador (CRC 70025);
Nas informações trazidas pelo produtor cultural em sua apresentação, ele argumenta que a 28ª Feira do Livro da cidade de Morro Reuter terá temáticas singulares e plurais, com encontros realizados de forma online e presenciais (se assim for permitido) com escritores, contação de histórias e apresentações de grupos teatrais e musicais, estimulando o hábito da leitura entre diversos públicos.
Dos objetivos do projeto, destaco:
- Realizar um evento que valorize a cultura local e as tradições do município de Morro Reuter;
- Formar plateias para música, teatro e dança, por meio dos espetáculos gratuitos;
- Gerar oportunidades de emprego e renda para os profissionais da cadeia produtiva da cultura;
- Programar atrações multiculturais que proporcionem um momento de interação e conhecimento;
- Incentivar a participação de toda a comunidade, através de divulgação e de ações digitais;
- Dar continuidade a um evento importante para a população de Morro Reuter, proporcionando um espaço para a troca de conhecimentos;
- Promover uma feira que incentive o contato de diversos públicos com literatura e com as artes em geral, dentro das normas estabelecidas de distanciamento social;
- Promover a produção literária local por meio da realização de um Concurso de Narrativas.
É o relatório.
2. Em sua programação diversificada, a Feira do Livro de Morro Reuter contempla uma série de atividades, gerando um encontro entre escritores e artistas com a comunidade, privilegiando, priorizando e valorizando a todos os profissionais envolvidos sem distinção. O projeto traz cartas de anuências e uma planilha orçamentária equilibrada, contemplando a presença de quatro escritores convidados (Jorge Furtado, Rogério André Barbosa, Heloísa Prieto e Janaína Tokitaka), além de um sarau voador, concurso de narrativas, intervenção cênica com boneco, seis espetáculos teatrais e outros musicais, com a participação de artistas locais e de cidades vizinhas, a exemplo da Orquestra de Picada Café. Importante também ressaltar que o projeto não passou por qualquer diligência do SAT/Sedac.
3. Condicionantes
a) Que o projeto siga as leis vigentes do Estado e do Município para o combate da Covid-19, respeitando decretos de isolamento social e adotando medidas de segurança e higienização necessárias para evitar o contágio e transmissão do Coronavírus.
Porto Alegre, 24 de agosto de 2021.
Cristiano Laerton Goldschmidt
Conselheiro Relator
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 10h do dia 24 de agosto de 2021.
Presentes: 24 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Alexandre Silva Brito, Aline Rosa, Léo Francisco Ribeiro de Souza, Elma Nunes Sant’Ana, Alice Inês Lorenzi Urbim, Daniela Giovana Corso, Sandra Helena Figueiredo Maciel, Nicolas Beidacki, José Francisco Alves de Almeida, Paulo Leônidas Fernandes de Barros, Lucas Frota Strey, Vitor André Rolim de Mesquita, Rodrigo Adonis Barbieri, Luciano Gomes Peixoto, Luiz Carlos Sadowski da Silva, Luis Antônio Martins Pereira, Mario Augusto da Rosa Dutra, Vinicius Vieira de Souza, Michele Bicca Rolim, Rafael Pavan dos Passos e José Airton Machado Ortiz.
Impedimentos: Liliana Cardoso Rodrigues dos Santos Duarte.
Em razão do Of. Nº 301/2021 da SEDAC, os projetos recomendados por este Conselho foram submetidos à Avaliação Coletiva da Sessão Plenária Ordinária do dia 24/08/2021 e considerados prioritários.
Após a avaliação coletiva, que atribui o grau de prioridade aos projetos, o projeto é prioritário obtendo a nota final de 4,65 pontos.
Benhur Bortolotto
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS