Processo nº 00511/2021
Parecer nº 436/2021 CEC/RS
O projeto “MANUTENÇÃO DA ORQUESTRA DE CONCERTOS DE LAJEADO - OCLAJE 1ª EDIÇÃO 2022” é recomendado para financiamento pela LIC-RS.
1. O projeto está cadastrado na área da MÚSICA. Tem como finalidade, a manutenção das atividades da Orquestra de Concertos de Lajeado – Oclaje, com a realização de 10 apresentações em diferentes cidades do nosso Estado, a partir de fevereiro de 2022, e a aquisição de 24 vestimentas para os seus integrantes.
Na composição da equipe principal: ORQUESTRA DE CONCERTOS DE LAJEADO como proponente, tendo como responsável legal, Cleri Hendges Maders. Acto Gestão e Apoio Administrativo, na captação de recursos, Lume Organização de Eventos, na coordenação administrativa e Margarete Hentges como contadora.
___metas
_Dez Apresentações da Oclaje em dez cidades do Rio Grande do Sul.
_Aquisição de 24 vestimentas para os integrantes da Orquestra.
___o valor total do projeto é R$ 347.900,00 (trezentos e quarenta e sete mil e novecentos reais), integralmente solicitados ao Sistema Pró-Cultura LIC RS.
É o relatório.
2. ___análise de mérito
A Orquestra de Concertos de Lajeado – OCLAJE foi fundada em 5 de agosto de 1986 com o nome "Orquestra de Concertos do Centro Cultural 25 de Julho Vale do Taquari". Desde 2001 é mantida pela Prefeitura de Lajeado, R.S. Seu instrumental reúne violinos, piano, baixo, sopros, percussão, teclado e um naipe vocal, com repertório que abrange vários estilos. Os arranjos musicais são compostos por Irineu Krüger. A presidente é Taís Prinz Cordeiro e o regente Carlos Hickmann. Em 2008 tocou na Abertura Oficial do 23º Natal Luz de Gramado, R.S. Desde a sua fundação, contribui para a formação de jovens, beneficiando muitos músicos.
___dimensão simbólica
“Reconhecemos o valor e a importância da cultura não só pela sua capacidade educativa e social, mas também por reforçar a identidade, criar relacionamentos, unir pessoas por meio de suas diferenças e proporcionar qualidade de vida”. Este projeto celebra os 35 anos de existência da Oclaje: símbolo do fazer, ensinar, aprender e perpetuar música, através da formação de jovens da cidade. O objetivo da orquestra – levar música de qualidade para todos os gostos musicais – por meio deste projeto, continuará pulsando. Esta continuidade é fundamental para a perpetuação de seus propósitos na formação de novos músicos.
___dimensão cidadã
A partir da compreensão da cultura como direito básico para o exercício da cidadania, a Oclaje recebe todos que demonstram interesse em fazer parte do grupo. As apresentações contarão com entrada gratuita, permitindo o acesso de pessoas de diferentes níveis sociais, faixas etárias e escolaridade.
___dimensão econômica
Este projeto é uma forma de fomento da cultura em Lajeado, no Vale do Taquari e no Rio Grande do Sul. Irá colaborar na manutenção e incentivo dos profissionais que atuam junto à Oclaje. Além dos músicos, maestro e arranjador, oportunizará trabalho a diferentes prestadores de serviços, que contribuem para o fortalecimento da cadeia produtiva e formação do mercado da cultura, contribuindo para a manutenção de emprego e renda, proporcionando recursos financeiros para esta gama diversa de artistas, fornecedores e técnicos.
3. O Projeto está claro em suas metas e metodologia. Foram anexados documentos que possibilitam a sua perfeita compreensão. Anuências, Histórico e Clipagem da Orquestra. Não há qualquer observação no parecer do SAT/SEDAC. As somas das rubricas são equilibradas, prevendo 60% do total do projeto a cachês – artísticos e técnicos. Há valores coerentes e equilibrados para estrutura, vestimentas, comunicação, gestão administrativa e financeira e taxas.
Dará continuidade às atividades da Orquestra, oportunizando 10 apresentações em diferentes cidades, cativará novos públicos. Proporcionará música orquestrada para novas plateias, aperfeiçoamento e integração social através da música, interiorizando e democratizando o acesso à cultura musical de orquestras às comunidades distantes dos grandes centros, promovendo a inclusão social.
4. __Corona Vírus
Que o projeto siga as leis vigentes do Estado e dos Municípios envolvidos no projeto para o combate da Covid-19, respeitando decretos de distanciamento social, adotando medidas de segurança e higienização necessárias para evitar o contágio e transmissão do Corona Vírus.
5. Em conclusão, o projeto “MANUTENÇÃO DA ORQUESTRA DE CONCERTOS DE LAJEADO - OCLAJE 1ª EDIÇÃO 2022” é recomendado para financiamento público, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar R$ 347.900,00 (trezentos e quarenta e sete mil e novecentos reais) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 09 de novembro de 2021.
Daniela Giovana Corso
Conselheira Relatora
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 10h do dia 12 de novembro de 2021.
Presentes: 23 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Alexandre Silva Brito, Aline Rosa, Cristiano Laerton Goldschmidt, Léo Francisco Ribeiro de Souza, Elma Nunes Sant’Ana, Alice Inês Lorenzi Urbim, Sandra Helena Figueiredo Maciel, Liliana Cardoso Rodrigues dos Santos Duarte, Nicolas Beidacki, José Francisco Alves de Almeida, Paulo Leônidas Fernandes de Barros, Lucas Frota Strey, Vitor André Rolim de Mesquita, Rodrigo Adonis Barbieri, Luciano Gomes Peixoto, Luiz Carlos Sadowski da Silva, Luis Antônio Martins Pereira, Mario Augusto da Rosa Dutra, Michele Bicca Rolim e José Airton Machado Ortiz.
Ausentes no Momento da Votação: Rafael Pavan dos Passos.
O projeto foi considerado prioritário obtendo a nota final de 5,00 pontos.
Benhur Bortolotto
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS