Processo nº 00188/2022
Parecer nº 240/2022 CEC/RS
O projeto “SUPERNOVA – STREAMING E CONECTIVIDADE 1ª EDIÇÃO 2022” é recomendado para avaliação coletiva.
1. O projeto passou pela análise técnica do Sistema Pró-cultura e foi habilitado pela Secretaria, sendo encaminhado a este Conselho nos termos da legislação em vigor. Como produtor cultural, consta CRISTIAN RAFAEL SILVEIRA (CEPC 5916), de Tucunduva – RS, tendo como responsável CRISTIAN RAFAEL SILVEIRA, que exerce as funções de Produtor, técnico de som e instrutor.
A proposta foi inscrita na área do Audiovisual, com local de realização no município de Tucunduva, sendo este um evento não vinculado à data fixa.
Integram ainda a equipe principal:
MARCEL K. TIZOTTI PRODUCOES – Coordenação administrativa e preparação de documentação;
CRISTIAN RAFAEL SILVEIRA – Produção, técnico de som e instrutor;
Márcio Stein – Base de pesquisa, instrutor para vídeos do projeto;
L & CC Produções Musicais LTDA - Empresa representante da dupla Léo e Cauhã, realização de apresentação artística ao vivo;
ALEXANDRE JOSÉ NAUJORKS, como contador (RS-096393/O-5);
Sobre o Projeto: O projeto “Supernova – Streaming e Conectividade” busca realizar uma apresentação da dupla Leo e Cauhã, transmitida ao vivo por meio virtual, bem como a utilização do material produzido nesta apresentação para a elaboração de um curso de 11 vídeo-aulas voltadas para o ensino e capacitação de adolescentes e adultos na produção de conteúdo audiovisual e de transmissões. Todo o conteúdo produzido por este projeto será disponibilizado em ambiente virtual de forma aberta e gratuita, sendo divulgado amplamente em redes sociais.
O valor total do projeto soma a quantia de R$ 96.000,00,- (noventa e seis mil reais), integralmente solicitados à LIC/RS.
É o relatório.
2. O projeto atende as dimensões simbólica, econômica e cidadã.
O projeto em tela busca promover o acesso à cultura de forma democrática e tem como objetivo facilitar a aproximação entre artistas e público através do meio digital. Todo o material produzido será acessível gratuitamente em sítio público e incluirá legendas inseridas e sincronizadas. Os conteúdos produzidos buscarão estimular a reflexão social e a construção de uma comunidade virtual, destacando que as transmissões e gravações previstas neste projeto serão realizadas em consonância com as normativas dos decretos de segurança referentes à COVID 19. Após a conclusão do projeto, o material produzido ficará disponível de forma online em sítio aberto e permanentemente gratuito.
Tratando-se de um projeto voltado à capacitação profissional na área da cultura, acredita-se que os resultados deste trabalho fortalecerão significativamente a cadeia produtiva da cultura, pois o mesmo incentiva o trabalho dos artistas e o seu envolvimento no mercado de trabalho digital. Promover a conectividade através da utilização de tecnologias de streaming e produção audiovisual, por si só, favorece a inserção de mais artistas e profissionais neste mercado com potencial de crescimento incalculável.
Neste sentido, cabe ressaltar que o proponente anexou ao projeto um breve roteiro com os conteúdos a serem abordados e trabalhados nas 11 vídeo-aulas que serão produzidas, sendo que o tempo de duração de cada aula varia entre 10 e 30 minutos. A forma com que o evento será realizado está descrita na metodologia. Além disso, o proponente anexou cartas de anuência e orçamentos, entre outros documentos.
O projeto é relativamente modesto em seu orçamento total, e a planilha de custos apresenta certo equilíbrio na remuneração destinada a equipe administrativa e artistas (são 96 mil distribuídos em 11 diferentes rubricas), numa clara demonstração de valorização de todos os envolvidos.
3. Condicionantes
a) Que o projeto siga as leis vigentes do Estado e do Município para o combate da Covid-19, respeitando decretos de isolamento social e adotando medidas de segurança e higienização necessárias para evitar o contágio e transmissão do Coronavírus.
b) Que em todo o material promocional e de divulgação, inclusive releases e entrevistas concedidas à imprensa, conste que o projeto teve seu mérito cultural examinado e aprovado pelo Conselho Estadual de Cultura e que por isso usufrui de financiamento da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) e Sistema Pró-Cultura RS.
4. Em conclusão, o projeto “SUPERNOVA – STREAMING E CONECTIVIDADE 1ª EDIÇÃO 2022” é recomendado para avaliação coletiva, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar até R$ 96.000,00 (noventa e seis mil reais) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 09 de junho de 2022.
Cristiano Laerton Goldschmidt
Conselheiro Relator
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 10h do dia 13 de junho de 2022.
Presentes: 22 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Alexandre Silva Brito, Aline Rosa, Léo Francisco Ribeiro de Souza, Elma Nunes Sant’Ana, Alice Inês Lorenzi Urbim, Sandra Helena Figueiredo Maciel, Maria Silveira Marques, Nicolas Beidacki, José Francisco Alves de Almeida, Paulo Leônidas Fernandes de Barros, Lucas Frota Strey, Vitor André Rolim de Mesquita, Luciano Gomes Peixoto, Luiz Carlos Sadowski da Silva, Luis Antônio Martins Pereira, Mario Augusto da Rosa Dutra, Michele Bicca Rolim, Rafael Pavan dos Passos e Bianka de Freitas Biedrzycka Maduell.
Abstenções: Rodrigo Adonis Barbieri.
Em razão do Of. Nº 152/2022 da SEDAC, os projetos recomendados por este Conselho foram submetidos à Avaliação Coletiva da Sessão Plenária Ordinária do dia 15/06/2022 e considerados prioritários.
Após a avaliação coletiva, que atribui o grau de prioridade aos projetos, o projeto é prioritário obtendo a nota final de 3,50 pontos.
Benhur Bortolotto
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS