Processo nº 00424/2022
Parecer nº 575/2022 CEC/RS
Projeto “FESTA DA LAVANDA - 5ª EDIÇÃO - 2022”.
QUESITO
NOTA
Dimensão simbólica
5
3
Conceituação temática
2
Originalidade e inovação estética
Dimensão cidadã
4
Pluralidade, acessibilidade e inclusão
Democratização do acesso / gratuidade
Dimensão econômica
Distribuição dos valores
Investimento local / próprio
Relevância
Oportunidade
Viabilidade
Nota de Prioridade
4,83
O projeto 5ª FESTA DA LAVANDA - 2022, visa realizar a programação cultural da 5ª Festa Nacional da Lavanda de Morro Reuter, com atrações teatrais e musicais para todas as idades e classes sociais. Propõe atividades para família, gastronômicas e de conhecimento da cidade, com a caminha pelos campos de lavanda, oferta para a comunidade, atrações de música, teatro e dança.
Na dimensão simbólica, o projeto está em conformidade com os requisitos e o proponente se propõe a realizar a parte cultural de uma festa que procura desenvolver opções aos agricultores locais e seus filhos, bem como garantir o acesso das comunidades locais a shows culturais. Valoriza-se a iniciativa por tratar-se de uma festa cultural com inserção de atrações regionais e grupos culturais locais.
Na dimensão cidadã, Apresenta proposta adequada, atenção às Pessoas com Deficiência (PcD), acessibilidade em todos os espaços. Os espaços do evento contarão com acessibilidade para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida, por meio de rampas de acesso. Com libras, sem outras formas de acessibilidade especificada. Em diligência apontaram que não haverá cobrança de ingresso.
Na dimensão econômica, grandes eventos que abordam as manifestações culturais de nosso povo necessitam de investimentos públicos para manter nossa história em especial nas pequenas comunidades. Projeto apresenta boa distribuição de valores com exceção do Show da Família Lima (MinC). Diversas apresentações culturais. Repensar valores dos cachês dos artistas locais para maior valorização.
Condicionantes
Carta de Patrocínio apresentada.
Sugestão: Em face ao mérito cultural examinado e aprovado verificar os altos valores constantes na parte do MinC. Melhor discriminação referente a acessibilidade. Repensar valores dos cachês dos artistas locais para maior valorização.
Após análise entende-se que o projeto está em conformidade na sua dimensão simbólica, atende a relevância e compromisso de levar um produto cultural para cidades do interior que necessitam ampliar as possibilidades de crescimento e pertencimento de sua população. É um projeto relevante por fomentar a cultura local. O projeto apresenta proposta adequada de gratuidade em face ao legado para a comunidade local para uma festa que mantém as raízes e vocação cultural de Morro Reuter.
Em conclusão, o projeto “FESTA DA LAVANDA - 5ª EDIÇÃO - 2022” é recomendado para financiamento público, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar até R$ 179.985,00 (cento e setenta e nove mil e novecentos e oitenta e cinco reais) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 28 de setembro de 2022.
Informe:
Sessão realizada dia 29 de setembro de 2022.
A Comissão Especial I de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Cristian Bernich, Paulo Roberto Tavares, Ranieri Zilio Moriggi e Sandro Giordani. A reunião foi coordenada e teve como secretário o conselheiro Ranieri Zilio Moriggi.
O projeto obteve a nota final de 4,83 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade.
Conforme Resolução Interna 05/2022, os projetos foram submetidos à priorização de projetos nos dias 30/09/22 e 01/10/22 e, considerados não prioritários, retornam para arquivo.
Consuelo Vallandro
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS