Processo nº 00542/2022
Parecer nº 547/2022 CEC/RS
Projeto “NATAL EM MONTENEGRO 2022” .
QUESITO
NOTA
Dimensão simbólica
4
3
Conceituação temática (É uma festa vai ter apresentação em igreja do coral e o que está estação de trem antigamente está montada a casa de Papai Noel)
2
Originalidade e inovação estética (Constata-se baixo número de manifestações artísticas relacionadas com a temática natalina, tanto no palco fixo, como no palco itinerante do trio elétrico)
1
Dimensão cidadã
Pluralidade, acessibilidade e inclusão (Apesar de existir certo número de artistas locais apresentando-se, constata-se que seus cachês estão defasados em relação aos pagamentos para outros artistas)
Democratização do acesso / gratuidade (O acesso aos espetáculos é gratuito)
Dimensão econômica
Distribuição dos valores (Há significativa concentração de valores para o pagamento de certas rubricas em detrimento dos artistas)
Investimento local / próprio (Não há nem recursos próprios do proponente, nem aporte do poder público municipal e nem a comercialização de bens e serviços)
Relevância (É um projeto que contempla 7 noites de shows no palco fixo, uma noite com itinerância do palco móvel no trio elétrico, uma apresentação de espetáculo teatral e uma Oficina de artesanato com duração de 4 horas)
Oportunidade (Não é oportuno alocar recursos da LIC para um projeto que prevê pagamentos tão desigualitários entre os artistas que serão apresentados (o cachê do artista Rogério Magrão é de R$ 400,00 por exemplo) e não prevê a entrada no orçamento de verba relacionada com o lucro auferido de bebidas e comidas que serão consumidas pelo público alvo de 45 mil pessoas que assistirão aos shows)
Viabilidade (O serviço público municipal de cultura não participa com nenhum aporte de seu orçamento à sua própria festa natalina)
5
Nota de Prioridade
3,33
OBSERVAÇÕES:
Constata-se extensa lista de programação, porém inexpressivo número de manifestações artísticas especificamente natalinas. Lamenta-se o reduzido valor dos cachês oferecidos aos artistas locais em relação aos pagamentos de outros artistas. Lamenta-se ainda a inexistência de recursos próprios do proponente, nem aporte do poder público municipal e nem a comercialização de bens e serviços em que pese a proponente prever a presença de público de 45 mil pessoas ao longo do período da realização do projeto cultural, nem mesmo em termos de lucro auferido com a comercialização de alimentação e bebidas. Lamenta-se ler na planilha de custos o pagamento de cachês de apenas 400,00 por um show para um artista local participar da festa natalina de seu município.
Em conclusão, o projeto “NATAL EM MONTENEGRO 2022” é recomendado para financiamento público, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar até R$ 207.241,16 (duzentos e sete mil, duzentos e quarenta e um reais e dezesseis centavos) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 26 de setembro de 2022.
Informe:
Sessão realizada dia 26 de setembro de 2022.
A Comissão Especial III de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Bruno Rosa do Nascimento, Geziel da Silva de Souza, Neimar Pires Rodrigues, Plínio José Borges Mósca, Renata Gastal Porto. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Geziel da Silva de Souza e teve, como secretário Bruno Rosa do Nascimento.
O projeto obteve a nota final de 3,33 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade.
Os projetos cuja nota for inferior à nota do último classificado na lista de espera, por não terem mais chances de serem priorizados, terão sua tramitação no conselho encerrada.
Consuelo Vallandro
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS