Processo nº 01149/2022
Parecer nº 016/2023 CEC/RS
Projeto “ARTE E CIDADANIA - OFICINAS CULTURAIS PARA ALUNOS NO CONTRATURNO ESCOLAR - 1ª EDIÇÃO - 2023” .
Na dimensão simbólica, o projeto busca desenvolver aprendizagens significativas com crianças e adolescentes através do ensino da arte. Na sua conceituação temática, apresenta quatro modalidades de oficinas culturais de ballet clássico, violão, expressão corporal para artes cênicas e artes visuais com ênfase em desenho, e na originalidade e inovação estética, traz como propósito central ajudar a diminuir barreiras e diferenças sociais.
Na dimensão cidadã: na Pluralidade, acessibilidade e inclusão, a associação é uma entidade que oferece serviços gratuitos e permanentes para crianças e adolescentes de baixa renda ou beneficiárias de programas governamentais e não faz distinção de nacionalidade, sexo, cor, crença política e/ou religiosa, tendo por critérios de inscrição dos alunos: ter matrícula ativa na rede de ensino municipal pública ou privada, dando prioridade para alunos cujos pais estejam inscritos no CAD-Único. Na Democratização do acesso / gratuidade, as instalações possuem acessibilidade, PPCI e acesso totalmente gratuito nas atividades.
Na dimensão econômica, o projeto atende uma das metas do Plano Estadual de Cultura que é o fomento da economia local e regional. Na distribuição dos valores, o projeto está sendo praticamente todo fornecido por mão de obra de pessoas, empresas localizadas e equipe de professores da região de Sobradinho em essência. No Investimento local / próprio, conta com estrutura física própria da sede para realização do projeto.
Na relevância e oportunidade, o projeto atende plenamente aos requisitos.
Na viabilidade, o projeto demonstra capacidade de execução devido a já ter toda uma estrutura e atividades permanentes, embora não apresente carta de intenção de patrocínio.
Conclusão
O se destaca pela sua relevância de caráter social e na correlação entre a arte e educação, busca desenvolver aprendizagens significativas e dar oportunidade a crianças e adolescentes da comunidade local, em situação de vulnerabilidade social, relacionados a dimensão simbólica e cidadã, demonstrando ter total capacidade de execução.
Recomendações ao proponente: Recomenda-se ao proponente, apresentar carta de intenção de patrocínio e carta de anuência informando o valor referente à estrutura e serviços pelo proponente na realização do projeto, para elevar sua pontuação nos quesitos "viabilidade" e "investimento local/próprio". Fica com Nota Final 4,78.
Em conclusão, o projeto “ARTE E CIDADANIA - OFICINAS CULTURAIS PARA ALUNOS NO CONTRATURNO ESCOLAR - 1ª EDIÇÃO - 2023” é recomendado para financiamento público, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar até R$ 41.960,00 (quarenta e um mil e novecentos e sessenta reais) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 12 de janeiro de 2023.
Informe:
Sessão realizada dia 16 de janeiro de 2023.
A Comissão Especial II de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Luciana Thomé, Nicolas Beidacki, Rejane Beatriz Verardo, Rodrigo Lentino Machado, Sergio Augusto Aenlhe Corrêa, Vera Cristina Meneghini. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Sergio Augusto Aenlhe Corrêa e teve, como secretária a conselheira Rejane Beatriz Verardo.
O projeto obteve a nota final de 4,78 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade.
Conforme Resolução Interna 05/2022, os projetos foram submetidos à priorização de projetos nos dias 30/01/23 e 31/01/23 e, considerados não prioritários, retornam para arquivo.
Consuelo Vallandro
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS