Processo n.º 00310/2023
Parecer n.º 502/2023 CEC/RS
Projeto “36º ANIVERSÁRIO DE PANTANO GRANDE - 1ª EDIÇÃO - 2023”.
Trata-se de análise do projeto 36º Aniversário de Pantano Grande, interposto pela produtora Ligiane dos Santos – Eventos (Grupo Lumens). Área do Projeto: Culturas Populares. Período de realização: de 20 a 24 de setembro de 2023.
RELATÓRIO
Conselheiro(a) Relator(a) – Recebido o projeto, passamos a análise:
O 36º Aniversário de Pantano Grande ocorrerá após a Semana Farroupilha, com início no dia da emancipação do município, prevê diversas ações culturais na Praça Mário Raabe e conta com o apoio da Associação de Cultura de Pantano Grande e Prefeitura Municipal.
É o relatório.
AVALIAÇÃO
Dimensão Simbólica.
Conceituação Temática: O projeto demonstra atividades para diversos públicos (LGBTQIA+, crianças e adolescentes e adultos em geral), tais como palestra literária, teatro, shows, bem como uma mateada. Possui como objetivo geral criar uma percepção destes outros segmentos culturais oportunizando a comunidade local o desenvolvimento da inclusão e diversidade, valorizando o patrimônio cultural presente no município.
Nota: 3.
Originalidade e inovação estética: No quesito originalidade e inovação estética a proposta atende aos critérios na medida em que propõe uma Palestra Literária a qual abordará um livro geek que trata a temática LGBTQIA+.
Essa iniciativa se revela de grande relevância ao fomentar o debate sobre a representatividade, inclusão e o papel da literatura na sociedade, de forma a contribuir para a compreensão das diferentes realidades e vivências experimentadas por indivíduos LGBTQIA+.
O Grupo teatral que fará a apresentação de lendas gaúchas que representam as minorias sociais é de Caxias do Sul e a peça se chama “As Fabulas do Sul”, aborda “os nossos folclores às minorias sociais, como a luta dos povos indígenas pela terra e a resistência dos negros escravizados”. O intuito dessas narrativas é preservar a história desses coletivos e incentivar a valorização da diversidade cultural existente na região.
Portanto, a partir do contexto utilizado para valorizar e lembrar os grupos étnicos, bem como a iniciativa de falar das experiências das novas expressões da cultura atual, a nota para este quesito é 2.
Dimensão Cidadã.
Pluralidade, acessibilidade e inclusão: Como já demonstrado anteriormente, o projeto busca atender a multiplicidade de culturas e crenças apresentando a comunidade local a valorização histórica cultural e ainda novas perspectivas presentes na sociedade.
Interessante mencionar, em termos de acessibilidade e inclusão, que a prefeitura disponibilizará transporte a comunidade que reside longe da praça para visita ao evento, garantindo que todos possam participar, haverá também a presença de 2 (dois) monitores para auxílio de pessoas com limitações físicas/ idosos a lugares reservados e 1 (um) tradutor/intérprete de libras para as atividades culturais.
Não foi disponibilizado fotos do local para saber se há acesso de cadeirantes.
Nota: 2,5.
Democratização do acesso / gratuidade: O acesso ao evento será gratuito e amplamente divulgado por meios de comunicação, de forma a garantir que um número maior de pessoas possa ter conhecimento do que ocorrerá na cidade e qual a programação prevista. Nota: 2,0.
Dimensão Econômica.
Distribuição dos valores: A distribuição de valores está de acordo, exceto pelo orçamento da Contadora não condiz com a realidade de um evento para 5 dias, bem como por haver valores repetidos. Nota: 2.
Investimento local / próprio: sobre os investimentos, embora haja carência de recursos próprios o projeto conta com a parceria e apoio da Associação de Cultura e Prefeitura Municipal, conforme anexos (carta de anuência), bem como Carta de Intenção de Patrocínio da empresa Irmãos Maggioni correspondente a 100% do valor do projeto. ** ambas são atuais. Nota: 1,5.
Relevância.
Relevância: Partindo da premissa que o propósito central do projeto é responsabilizar-se como um agente de combate à discriminação, proporcionando diálogo e a percepção de buscar eliminar barreiras de desigualdade existentes, atente ao critério de relevância. Nota: 3,0.
Oportunidade.
Oportunidade: é oportuno, de acordo com objeto do projeto. Nota: 3,0.
Viabilidade.
Viabilidade: é viável. Nota: 3,0.
Em conclusão, o projeto “36º ANIVERSÁRIO DE PANTANO GRANDE - 1ª EDIÇÃO - 2023” foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal, de acordo com o valor de R$ 258.510,00 (duzentos e cinquenta e oito mil e quinhentos e dez reais) solicitado pelo proponente junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 16 de junho de 2023.
Análise do Recurso:
Analisado o pedido de revisão, os conselheiros da comissão 04 decidiram por aumentar ambas as notas solicitadas pela proponente, devido à demonstração do investimento local, bem como das áreas acessíveis por meio de fotos.
Após análise do recurso a nota de prioridade passa de 4,67 para 4,83.
Em conclusão, o projeto “36º ANIVERSÁRIO DE PANTANO GRANDE - 1ª EDIÇÃO - 2023” foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal, de acordo com o valor de R$ 258.510,00 (duzentos e cinquenta e oito mil e quinhentos e dez reais), solicitado pelo proponente junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 08 de julho de 2023.
Informe:
Sessão realizada dia 08 de julho de 2023.
A Comissão Especial IV de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Cristian Bernich, João Carlos Salgado de Los Santos, Maria Silveira Marques, Natalia Marin Pozzi, Neimar Pires Rodrigues. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Paulo Leônidas Fernandes de Barros e teve, como secretário a conselheira Natalia Marin Pozzi.
O projeto obteve a nota nota final de 4,83 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade, tendo sido submetido à rodada de priorização de projetos no dia 12/07/23. De acordo com sua pontuação e os critérios de desempate, foi considerado não prioritário, retornando para arquivo.
Consuelo Vallandro
Presidente do CEC/RS
Processo nº 00310/2023
Parecer nº 502/2023 CEC/RS
Projeto “36º ANIVERSÁRIO DE PANTANO GRANDE - 1ª EDIÇÃO - 2023” .
Investimento local / próprio: Sobre os investimentos, embora haja carência de recursos próprios o projeto conta com a parceria e apoio da Associação de Cultura e Prefeitura Municipal, conforme anexos (carta de anuência), bem como Carta de Intenção de Patrocínio da empresa Irmãos Maggioni correspondente a 100% do valor do projeto. ** ambas são atuais. Nota: 1,5.
Porto Alegre, 09 de junho de 2023.
Sessão realizada dia 09 de junho de 2023.
A Comissão Especial de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Cristian Bernich, João Carlos Salgado de Los Santos, Maria Silveira Marques, Natalia Marin Pozzi, Neimar Pires Rodrigues, Paulo Leônidas Fernandes de Barros. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Paulo Leônidas Fernandes de Barros e teve, como secretário a conselheira Natalia Marin Pozzi.
O projeto foi considerado recomendado para concorrer aos recursos disponíveis, obtendo a nota de 4,67 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade. Lembrando que o proponente pode solicitar o pedido de revisão da nota, conforme orientação do Pró-Cultura, ou aguardar que o projeto concorra aos recursos na rodada de priorização mensal.
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS