Processo n.º 00212/2023
Parecer n.º 370/2023 CEC/RS
Projeto “ARTE E CIDADANIA - OFICINAS CULTURAIS PARA ALUNOS NO CONTRATURNO ESCOLAR - 1ª EDIÇÃO - 2023”.
Na dimensão simbólica: o projeto está em conformidade com os requisitos, quanto aos aspectos simbólico e de pertencimento da comunidade local.
Na conceituação temática, o projeto busca oportunizar atividades artísticas e culturais através de quatro modalidades de oficinas culturais, para crianças e adolescentes no contraturno escolar.
Na originalidade e inovação estética, o projeto se destaca ao oferecer atividades para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, garantindo-lhes o direito e o acesso a aprendizagens para além da sala de aula, fundamentais para o desenvolvimento humano, por exemplo, aspectos cognitivos, afetivo, motor, disciplinar, de socialização, também preparando-se para a vida adulta.
Na dimensão cidadã: o projeto apresenta, relação com a comunidade local.
Na Pluralidade, acessibilidade e inclusão, as instalações possuem acessibilidade, PPCI e acesso totalmente gratuito. Segundo o proponente a associação é uma entidade que oferece serviços gratuitos e permanentes para crianças e adolescentes de baixa renda ou beneficiárias de programas governamentais e não faz distinção de nacionalidade, sexo, cor, crença política e/ou religiosa. As atividades desenvolvidas ajudam a diminuir barreiras e diferenças sociais, dando oportunidades para quem muitas vezes têm o talento, mas não consegue desenvolver suas habilidades por não ter condições financeiras ou até mesmo por não estar inserido na sociedade.
Na Democratização do acesso / gratuidade, o projeto viabiliza o acesso às atividades a crianças e adolescentes da rede de ensino pública e privada do município de forma totalmente gratuita, no turno inverso a escolar A associação também oferece transporte ida e volta para se deslocarem até a escola sempre acompanhados de professores.
Na dimensão econômica: o projeto prevê a contratação de professores, mão de obra de pessoas ou empresas localizadas na região de Sobradinho em essência, atendendo assim uma das metas do Plano Estadual de Cultura que é o fomento da economia local e regional.
Na distribuição dos valores, apresenta na planilha de custos maior parte dos recursos que estão destinados para produção, no pagamento aos professores, de forma equilibrada, o que remete também à valorização dos profissionais envolvidos.
No Investimento local / próprio, o proponente disponibiliza sua sede própria para o desenvolvimento das atividades.
Na relevância, o projeto apresenta relevância em sua dimensão simbólica, cidadã e econômica, em seu caráter de correlação com a arte e educação, nos aspectos para a comunidade local.
Na oportunidade, o projeto oportuniza o acesso a crianças e adolescentes da região em situação de vulnerabilidade socioeconômica de forma inteiramente gratuita, além de proporcionar emprego e renda e a valorização com a contratação de profissionais locais da área.
Na viabilidade, o projeto demonstra total capacidade de execução e apresenta carta de intenção de patrocínio de 100% do valor total do projeto R$ 60.000,00.
Conclusão
A comissão faz observações que a proposta Pedagógica apresenta muito pouca carga horária para realizar aprendizagens, o projeto não cita continuidade e se haverá apoio para aquisição de indumentária para os alunos com maior vulnerabilidade socioeconômica.
Em conclusão, após avaliação da comissão, o projeto baixa pontuação nos quesitos “Pluralidade, acessibilidade e inclusão” com nota 2,5 e em “Oportunidade”, com nota 2,5, obtendo Nota de Prioridade 4,78
Recomendação ao proponente: a comissão faz recomendação ao proponente esclarecer mais sobre qualidade do projeto ao público atendido. Pedagogicamente rever a carga horária para realizar aprendizagens, se tem intenção de dar continuidade ao projeto e a questão de prever no projeto o apoio para aquisição de indumentária para os alunos com maior vulnerabilidade socioeconômica.
Em conclusão, o projeto “ARTE E CIDADANIA - OFICINAS CULTURAIS PARA ALUNOS NO CONTRATURNO ESCOLAR - 1ª EDIÇÃO - 2023” foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal, de acordo com o valor de R$ 60.000,00 (sessenta mil reais), solicitado pelo proponente junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 15 de maio de 2023.
Análise do Recurso:
A Comissão Especial II de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, após ter avaliado o pedido de revisão de nota do Projeto “ARTE E CIDADANIA - OFICINAS CULTURAIS PARA ALUNOS NO CONTRATURNO ESCOLAR - 1ª EDIÇÃO - 2023”, acolhe as argumentações e esclarecimentos do proponente, considerando que o mesmo responde os questionamentos e as observações feitas pela comissão nos quesitos referidos “Pluralidade, acessibilidade e inclusão” e “Viabilidade”, trazendo informações que não estavam claras na descrição do projeto. Sendo assim, a comissão reconsidera a pontuação do projeto, passando a nota de prioridade 5,0.
Após análise do recurso o projeto passou sua Nota de Prioridade de 4,78 para nota 5,00.
Porto Alegre, 30 de maio de 2023.
Informe:
Sessão realizada dia 30 de maio de 2023.
A Comissão Especial II de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Ben Wilson Conceição Berardi, Celso Antonio Oliveira Fortes, Luciana Thomé, Nicolas Beidacki, Rejane Beatriz Verardo, Sergio Augusto Aenlhe Corrêa. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Sergio Augusto Aenlhe Corrêa e teve, como secretária a conselheira Rejane Beatriz Verardo.
O projeto foi considerado prioritário obtendo a nota final de 5,00 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade.
Consuelo Vallandro
Presidente do CEC/RS
Processo nº 00212/2023
Parecer nº 370/2023 CEC/RS
Projeto “ARTE E CIDADANIA - OFICINAS CULTURAIS PARA ALUNOS NO CONTRATURNO ESCOLAR - 1ª EDIÇÃO - 2023” .
Na dimensão simbólica: o projeto está em conformidade com os requisitos, quanto aos aspectos simbólico e de pertencimento da comunidade local. Na conceituação temática, o projeto busca oportunizar atividades artísticas e culturais através de quatro modalidades de oficinas culturais, para crianças e adolescentes no contraturno escolar. importância na educação infantil. Na originalidade e inovação estética, o projeto se destaca ao oferecer atividades para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, garantindo-lhes o direito e o acesso a aprendizagens para além da sala de aula, fundamentais para o desenvolvimento humano, por exemplo aspectos cognitivos, afetivo, motor, disciplinar, de socialização, também preparando-se para a vida adulta.
Na dimensão cidadã: o projeto apresenta, relação com a comunidade local. Na Pluralidade, acessibilidade e inclusão, as instalações possuem acessibilidade, PPCI e acesso totalmente gratuito. Segundo o proponente a associação é uma entidade que oferece serviços gratuitos e permanentes para crianças e adolescentes de baixa renda ou beneficiárias de programas governamentais e não faz distinção de nacionalidade, sexo, cor, crença política e/ou religiosa. As atividades desenvolvidas ajudam a diminuir barreiras e diferenças sociais, dando oportunidades para quem muitas vezes têm o talento, mas não consegue desenvolver suas habilidades por não ter condições financeiras ou até mesmo por não estar inserido na sociedade. Na Democratização do acesso / gratuidade, o projeto viabiliza o acesso às atividades à crianças e adolescentes da rede de ensino pública e privada do município de forma totalmente gratuita, no turno inverso a escolar A associação também oferece transporte ida e volta para se deslocarem até a escola sempre acompanhados de professores.
Na dimensão econômica: o projeto prevê a contratação de professores, mão de obra de pessoas ou empresas localizadas na região de Sobradinho em essência, atendendo assim uma das metas do Plano Estadual de Cultura que é o fomento da economia local e regional. Na distribuição dos valores, apresenta na planilha de custos maior parte dos recursos que estão destinados para produção, no pagamento aos professores, de forma equilibrada, o que remete também à valorização dos profissionais envolvidos. No Investimento local / próprio, o proponente disponibiliza sua sede própria para o desenvolvimento das atividades.
Em conclusão, após avaliação da comissão, o projeto baixa pontuação nos quesitos “ Pluralidade, acessibilidade e inclusão” com nota 2,5 e em “ Oportunidade”, com nota 2,5, obtendo Nota de Prioridade 4,78
Em conclusão, o projeto “ARTE E CIDADANIA - OFICINAS CULTURAIS PARA ALUNOS NO CONTRATURNO ESCOLAR - 1ª EDIÇÃO - 2023” foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal, de acordo com o valor de R$ 60.000,00 (sessenta mil reais) solicitado pelo proponente junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Sessão realizada dia 15 de maio de 2023.
A Comissão Especial II de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Ben Wilson Conceição Berardi, Celso Antonio Oliveira Fortes, Nicolas Beidacki, Rejane Beatriz Verardo, Sergio Augusto Aenlhe Corrêa, Vera Cristina Meneghini. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Sergio Augusto Aenlhe Corrêa e teve, como secretária a conselheira Rejane Beatriz Verardo.
O projeto foi considerado recomendado para concorrer aos recursos disponíveis, obtendo a nota de 4,78 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade. Lembrando que o proponente pode solicitar o pedido de revisão da nota, conforme orientação do Pró-Cultura, ou aguardar que o projeto concorra aos recursos na rodada de priorização mensal.
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