Processo n.º 00299/2023
Parecer n.º 404/2023 CEC/RS
Projeto “FESTA DO MORANGO E DA PIMENTA DE TURUÇU - PARTE CULTURAL 2023”.
No que se refere a cultura da Pimenta de Turuçu, a comunidade deste território, sem dúvida, se constrói culturalmente e apresenta suas soluções cotidianos, bem como o acúmulo de saberes e fazeres passado de geração em geração, desde a memória dos mais antigos e da boca para o ouvido dos mais novos. Por certo temos muitos saberes e modos que identificam as gentes desse território de águas grandes e que merecem toda a atenção do sistema estadual de cultura do RS. Porém, o projeto que se pretende enquadrar como na área das Culturas Populares, nada traz dessas culturas comunitárias da Pimenta de Turuçu, reduzindo a participação dos artistas locais a uma apresentação do CTG e sem que haja minimamente, na planilha, recursos para os tradicionalistas, enquanto para outras atrações vindas de outras localidades temos cachês bastante significativos. O projeto também apresenta fragilidades na distribuição de recursos quando reserva quantia bem vultuosa para um serviço de vigilância e limpeza. O projeto também apresenta outra fragilidade quando esquece das questões referentes a acessibilidade nos espaços e ações do projeto. Por isso recomendo o projeto com a nota: 4,03.
Em conclusão, o projeto “FESTA DO MORANGO E DA PIMENTA DE TURUÇU - PARTE CULTURAL 2023” foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal, de acordo com o valor de R$ 321.360,32 (trezentos e vinte e um mil, trezentos e sessenta reais e trinta e dois centavos), solicitado pelo proponente junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 06 de junho de 2023.
Análise do Recurso:
A Comissão 1, depois de vistos os argumentos colocados embasando o pedido de revisão, resolve pela permanência da mesma nota e sugere um reajuste e reapresentação da proposta, principalmente valorizando as importantes questões culturais locais, bem como as demais apontadas no parecer primeiro. Por tudo segue com a nota 4,03.
Após análise do recurso o projeto mantém a nota de prioridade 4,03.
Informe:
Sessão realizada dia 06 de julho de 2023.
A Comissão Especial I de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Anacarla Oliveira Flores, Cristiano Laerton Goldschmidt, Ivan Irineu Queiroz de Vasconcelos, Paulo Roberto Tavares, Ranieri Zilio Moriggi, Vitor Rolim de Mesquita. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Paulo Roberto Tavares e teve, como secretário o conselheiro Ranieri Zilio Moriggi.
O projeto obteve a nota nota final de 4,03 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade, tendo sido submetido à rodada de priorização de projetos no dia 12/07/23. De acordo com sua pontuação e os critérios de desempate, foi considerado não prioritário, retornando para arquivo.
Consuelo Vallandro
Presidente do CEC/RS
Processo nº 00299/2023
Parecer nº 404/2023 CEC/RS
Projeto “FESTA DO MORANGO E DA PIMENTA DE TURUÇU - PARTE CULTURAL 2023” .
No que se refere a cultura da Pimenta de Turuçu, a comunidade deste território, sem dúvida se constrói culturalmente e apresenta suas soluções cotidianos, bem como o acúmulo de saberes e fazeres passado de geração em geração, desde a memória dos mais antigos e da boca para o ouvido dos mais novos. Por certo temos muitos saberes e modos que identificam as gentes desse território de águas grandes e que merecem toda a atenção do sistema estadual de cultura do RS. Porém o projeto que se pretende enquadrar como na área das Culturas Populares, nada traz dessas culturas comunitárias da Pimenta de Turuçu, reduzindo a participação dos artistas locais a uma apresentação do CTG e sem que haja minimamente, na planilha, recursos para os tradicionalistas, enquanto para outras atrações vindas de outras localidades temos cachês bastante significativos. O projeto também apresenta fragilidades na distribuição de recursos quando reserva quantia bem vultuosa para um serviço de vigilância e limpeza. O projeto também apresenta outra fragilidade quando esquece das questões referentes a acessibilidade nos espaços e ações do projeto. Por isso recomendo o projeto com a nota: 4,03.
Em conclusão, o projeto “FESTA DO MORANGO E DA PIMENTA DE TURUÇU - PARTE CULTURAL 2023” foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal, de acordo com o valor de R$ 321.360,32 (trezentos e vinte e um mil, trezentos e sessenta reais e trinta e dois centavos) solicitado pelo proponente junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Sessão realizada dia 06 de junho de 2023.
O projeto foi considerado recomendado para concorrer aos recursos disponíveis, obtendo a nota de 4,03 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade. Lembrando que o proponente pode solicitar o pedido de revisão da nota, conforme orientação do Pró-Cultura, ou aguardar que o projeto concorra aos recursos na rodada de priorização mensal.
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS