Processo n.º 00309/2023
Parecer n.º 441/2023 CEC/RS
Projeto “FESTIVAL ARTES CÊNICAS DE SÃO JERÔNIMO - 4ª EDIÇÃO - 2023”.
Realizar o 4.º Festival de Artes Cênicas da cidade de São Jerônimo, composto por quatro apresentações protagonizadas pelas associações culturais Águia de Fogo, Equi Poupança, Equi Medonhos e Força SK, sua formação é composta por artistas amadores da comunidade local, um espetáculo que une criatividade, dança e teatro, essas apresentações artísticas acontecem no Ginásio Municipal de Esportes da cidade de São Jerônimo, no mês de setembro.
Das metas:
Lives que abordam a história, curiosidades e fatos das associações culturais e o festival: 4
Desfile das associações culturais: 1
Apresentação do 4.º Festival de Artes Cênicas de São Jerônimo: 4
Oficinas de costura e confecção de figurino (4 oficinas por associação cultural): 16
Oficinas para criação de cenário (4 oficinas por associação cultural): 16
Todo o Festival está prevista para ocorrer no dia 16/09/2023, com início às 17h e encerramento às 2h30 da madrugada.
O valor total é de 534.483,89, sendo 483.783,91 solicitados à LIC e 50.699,98 Receitas previstas com a comercialização de bens e serviços.
Há uma carta de intenção de patrocínio no valor de 350 mil.
Não há entre os anexos do projeto qualquer currículo, anuência de artistas e demais membros das equipes de trabalho. Não há qualquer orçamento dos profissionais envolvidos ou dos serviços a serem prestados. Não há qualquer proposta ou plano pedagógico das oficinas a serem ofertadas. Sem esses documentos, não há como dimensionar a qualificação dos profissionais envolvidos. Embora o proponente apresente ações de acessibilidade ao público, não há qualquer menção no sentido de priorizar também a participação de PCDs no palco.
150 ingressos serão distribuídos ao CRAS e 150 à prefeitura de São Jerônimo.
Do valor total, há 4 rubricas de 50 mil para as associações culturais, sem qualquer especificação no que diz respeito aos profissionais que serão remunerados nem quanto a suas funções.
114.899,99 são destinados à estrutura do evento. 62 mil são destinados à comunicação, divulgação e transmissão. 16.420,50 estão previstos para ECO COPO.
Dadas as fragilidades encontradas em aspectos das dimensões simbólicas, econômica e estética, o projeto perde ponto em conceituação temática, originalidade e inovação estética, democratização do acesso, distribuição dos valores, relevância e oportunidade.
Em conclusão, o projeto “FESTIVAL ARTES CÊNICAS DE SÃO JERÔNIMO - 4ª EDIÇÃO - 2023” foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal, de acordo com o valor de R$ 483.783,91 (quatrocentos e oitenta e três mil, setecentos e oitenta e três reais e noventa e um centavos), solicitado pelo proponente junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 13 de junho de 2023.
Informe:
Sessão realizada dia 14 de junho de 2023.
A Comissão Especial I de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Anacarla Oliveira Flores, Cristiano Laerton Goldschmidt, Ivan Irineu Queiroz de Vasconcelos, Paulo Roberto Tavares, Ranieri Zilio Moriggi, Vitor Rolim de Mesquita. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Paulo Roberto Tavares e teve, como secretário o conselheiro Ranieri Zilio Moriggi.
O projeto obteve a nota nota final de 4,31 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade, tendo sido submetido à rodada de priorização de projetos no dia 12/07/23. De acordo com sua pontuação e os critérios de desempate, foi considerado não prioritário, retornando para arquivo.
Consuelo Vallandro
Presidente do CEC/RS
Processo nº 00309/2023
Parecer nº 441/2023 CEC/RS
Realizar o 4° Festival de Artes Cênicas da cidade de São Jerônimo, composto por quatro apresentações protagonizadas pelas associações culturais Águia de Fogo, Equi Poupança, Equi Medonhos e Força SK, sua formação é composta por artistas amadores da comunidade local, um espetáculo que une criatividade, dança e teatro, essas apresentações artísticas acontecem no Ginásio Municipal de Esportes da cidade de São Jerônimo, no mês de setembro.
Apresentação do 4° Festival de Artes Cênicas de São Jerônimo: 4
Em conclusão, o projeto “FESTIVAL ARTES CÊNICAS DE SÃO JERÔNIMO - 4ª EDIÇÃO - 2023” foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal, de acordo com o valor de R$ 483.783,91 (quatrocentos e oitenta e três mil, setecentos e oitenta e três reais e noventa e um centavos) solicitado pelo proponente junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
O projeto foi considerado recomendado para concorrer aos recursos disponíveis, obtendo a nota de 4,31 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade. Lembrando que o proponente pode solicitar o pedido de revisão da nota, conforme orientação do Pró-Cultura, ou aguardar que o projeto concorra aos recursos na rodada de priorização mensal.
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS