Processo nº 00360/2023
Parecer nº 517/2023 CEC/RS
Projeto “VIENI VIVERE LA VITA FESTIVAL – CULTUANDO EXPERIÊNCIAS - 5ª EDIÇÃO - 2023” .
O projeto Vieni Vivere La Vita Festival – Cultuando Experiências 5ª Edição– 2023 pretende realizar sua programação cultural e artística em dois dias no mês de novembro de 2023, a ser realizado na Praça Padre José Ferlin no Município de Monte Belo do sul, espetáculos de shows de música, dança, canto, Wokshop, palestra e desenho, sendo este festival um dos maiores eventos da região. Buscam valorizar e compartilhar saberes, conhecimentos, vivencias e costumes característicos da história da cultura italiana. Conta ainda com a exposição de empreendedores locais do vinho.
Na dimensão simbólica, o projeto agrega extrema relevância, aliando música à dança e ao canto com entretenimento para todos os públicos de todas as faixas etárias e preferencias musicais, estando de acordo com sua conceituação temática ao propor dos espetáculos, shows de músicas, danças e canto. O festival tem como característica a integração da comunidade local em festividades e atividades voltadas para cultura italiana, movimentando a cidade criando laços e raízes, tem participação ativa e a expectativa de receber o público local e visitantes para curtirem todas as programações, preferencias musicais e espetáculos propostos no projeto. Buscam promover o espirito de compartilhamento e de pertencimento da cultura local da imigração italiana e entre o público presente. Na originalidade e inovação estética, o projeto se destaca traz em seu conteúdo atividades voltadas ao público em geral e também ao público infantil com palestras lúdicas e desenhos sobre a cultura italiana.
Na dimensão cidadã, o projeto tem a preocupação com a pluralidade, acessibilidade e inclusão, quando oportuniza e possibilita todos os tipos de públicos com diferentes faixas etárias a ter acesso a eventos como esse de forma gratuita com atrativos ligados a cultura italiana, e participação da programação pessoas com deficiências e necessidades especiais, democratizando o acesso e o interesse pelas atividades artísticas ofertadas. Como forma de viabilizar a acessibilidade física, o local onde será realizado o evento é ao ar livre e conta com estrutura em lonas, permitindo a participação de pessoas portadoras de necessidades especiais, idosos e cadeirantes próximas ao palco. Os espetáculos serão realizados em local adequado com rampas de acesso, com área de estacionamento prioritário para idosos, banheiros químicos adequados e sinalizações em fonte maior, material em braile nos informativos da programação, interprete em libras, seguranças e ambulância para qualquer eventualidade. Porém, o material em braile nos informativos da programação e profissionais de interprete de libra não estão mencionados na planilha de custos do projeto, perdendo pontuação nesse quesito. No quesito democratização do acesso / gratuidade, o projeto propõe as apresentações na praça, em espaço aberto e com estrutura de palcos para os cenários, o local é de ampla circulação de pessoas, oportunizando o acesso ao público em geral, ampliando a formação de plateia nos dois dias de programação. Há previsão de segurança no local, lixeiras em papelão por todo o espaço devidamente identificadas como reciclável e posterior o destino correto do lixo minimizando o impacto ambiental. Trata-se de um projeto totalmente gratuito que estará contribuindo ativamente para o incentivo da cultura local.
Na dimensão econômica, no quesito da distribuição dos valores, conforme apresenta na planilha de custos, o projeto proporcionará a geração de emprego e renda dos músicos, artistas de todos os espetáculos , coordenação, equipes técnicas e pessoal de apoio, equipamentos, estrutura física para as apresentações e a contratação de serviços diversos, impactando setores econômicos da cidade demostrando de valorização dos grupos locais. No Investimento local/próprio, o projeto apresenta carta de anuência e/ou aporte financeiro seja das prefeituras/empresas locais/regionais ou qualquer tipo de investimento próprio, conta com patrocinadores para o projeto.
Na relevância, o projeto faz correlação com toda programação de espetáculos conforme consta na planilha e metas do projeto oferecendo e possibilitando ao público, o acesso a atrativos artísticos variados, o que o torna extremamente relevante.
Na oportunidade, o projeto oportunizará dos dias do mês de novembro para o público em geral e região de forma gratuita e educativa relacionado a cultura italiana, shows musicais, e espetáculos de danças típicas italianas e palestras para o público em geral e para o público infantil onde a maior parte dos artistas envolvidos são dessa cidade local, com participação nacional e internacional. O local do evento é de grande circulação de pessoas o que possibilita ser um evento onde a formação de plateia contemplará diferentes classes socias, gênero e faixa etária. Além da fruição econômica gerada no local e arredores do evento bem como toda equipe organizadora do evento e artistas. Porém os caches oferecidos as artistas locais não está valorizando a cultura local nas apresentações conforme a planilha de custos. No entanto perdeu pontuação conforme decisão da comissão avaliativa.
Na viabilidade, o projeto demostra ter capacidade de realização, por apresentar carta de intenção de patrocínio e apoio ou aporte financeiro, seja das prefeituras/empresas locais/regionais ou qualquer tipo de investimento próprio, o que viabiliza sua execução.
Em conclusão, o projeto “VIENI VIVERE LA VITA FESTIVAL – CULTUANDO EXPERIÊNCIAS - 5ª EDIÇÃO - 2023” foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal, de acordo com o valor de R$ 338.492,00 (trezentos e trinta e oito mil e quatrocentos e noventa e dois reais), solicitado pelo proponente junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 14 de agosto de 2023.
Informe:
Sessão realizada dia 15 de agosto de 2023.
A Comissão Especial I de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Geziel da Silva de Souza, João Carlos Salgado de Los Santos, Vera Cristina Meneghini, Marcus Vinicius Jesus de Brito. A reunião foi coordenada pelo conselheiro João Carlos Salgado de Los Santos e teve, como secretário o conselheiro Geziel da Silva de Souza.
O projeto obteve a nota nota final de 4,64 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade, tendo sido submetido à rodada de priorização de projetos no dia 19/10/23. De acordo com sua pontuação e os critérios de desempate, foi considerado não prioritário, retornando para arquivo.
Alessandra Carvalho da Motta
Presidente do CEC/RS
O projeto Vieni Vivere La Vita Festival – Cultuando Experiências 5ª Edição– 2023 pretende realizar sua programação cultural e artística em 2 dias no mês de novembro de 2023, a ser realizado no Praça Padre José Ferlin no Município de Monte Belo do sul, espetáculos de shows de música, dança, canto, Wokshop, palestra e desenho, sendo este festival um dos maiores eventos da região. Buscam valorizar e compartilhar saberes, conhecimentos, vivencias e costumes característicos da história da cultura italiana. Conta ainda com a exposição de empreendedores locais do vinho.
Na dimensão simbólica, o projeto agrega extrema relevância aliando a música a dança e o canto com entretenimento para todos os públicos de todas as faixas etárias e preferencias musicais, estando de acordo com sua conceituação temática, ao propor através dos espetáculos, shows de músicas, danças e canto. O Festival tem como característica a integração da comunidade local em festividades e atividades voltadas para cultura italiana, movimentando a cidade criando laços e raízes, tem participação ativa e na expectativa do de receber o público local e visitantes para curtirem todas as programações e preferencias musicais e espetáculos propostos no projeto, buscam promover o espirito de compartilhamento e de pertencimento da cultura local da imigração italiana e entre o público presente. Na originalidade e inovação estética, o projeto se destaca traz em seu conteúdo atividades voltadas ao público em geral e também ao público infantil com palestras lúdicas e desenhos sobre a cultura italiana.
Na dimensão cidadã, o projeto tem a preocupação com a pluralidade, acessibilidade e inclusão, quando oportuniza e possibilita todos os tipos de públicos com diferentes faixas etárias a ter acesso a eventos como esse de forma gratuita com atrativos ligados a cultura italiana, e participação da programação pessoas com deficiências e necessidades especiais, democratizando o acesso e o interesse pelas atividades artísticas ofertadas. Como forma de viabilizar a acessibilidade física, o local onde será realizado o evento é ao ar livre e conta estrutura em lonas, permitindo a participação de pessoas portadoras de necessidades especiais, idosos, cadeirantes próximas ao palco. Os espetáculos serão realizados em local adequado com rampas de acesso, com área de estacionamento prioritário para idosos, banheiros químicos adequado tudo sinalizado em fonte maior, e material em braile nos informativos da programação, interprete em libras, seguranças e ambulância para qualquer eventualidade. Porém, conta com material em braile nos informativos da programação e profissionais de interprete de libra não estando mencionado na planilha de custos do projeto, perdendo pontuação nesse quesito. No quesito democratização do acesso / gratuidade, o projeto propõe as apresentações no Parça, em espaço aberto e com estrutura de palcos para os cenários, o local é de ampla circulação de pessoas, oportunizando o acesso ao público em geral, ampliando a formação de plateia nos dois dias de programação. Há previsão de segurança no local, lixeiras em papelão por todo o espaço devidamente identificadas como reciclável e posterior o destino correto do lixo minimizando o impacto ambiental. Trata-se de um projeto totalmente gratuito que estará contribuindo ativamente para o incentivo da cultura local.
Em conclusão, o projeto “VIENI VIVERE LA VITA FESTIVAL – CULTUANDO EXPERIÊNCIAS - 5ª EDIÇÃO - 2023” foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal, de acordo com o valor de R$ 338.492,00 (trezentos e trinta e oito mil e quatrocentos e noventa e dois reais) solicitado pelo proponente junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
O projeto foi considerado recomendado para concorrer aos recursos disponíveis, obtendo a nota de 4,64 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade. Lembrando que o proponente pode solicitar o pedido de revisão da nota, conforme orientação do Pró-Cultura, ou aguardar que o projeto concorra aos recursos na rodada de priorização mensal.
Consuelo Vallandro
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS