2012º - Projeto AnimandoProcesso: 0 | Data de entrada: 10/07/2012 | Situação atual: Cancelado por falta de protocolo Área/Segmento cultural: AUDIOVISUAL: Produção de vídeo Local de realização: GRAMADO |
Identificação: Diversos estudos sobre a psicologia do imaginário, da formação dos símbolos e da construção do real na criança têm demonstrado que o mundo infantil é repleto de seres fictícios que participam de histórias criadas por elas. Clerc (1982: 51) observa que "(...) se a imagem exerce então uma fascinação sobre a criança e o jovem que acreditamos passivo, é precisamente porque ela coloca em evidência as suas profundezas secretas, que as palavras nem sempre sabem expressar". Há, pois, uma forte relação entre as imagens audiovisuais, sobretudo a animação, e as imagens sonhadas. Vários estudos sobre a psicologia infantil afirmam que desde cedo existe na criança a elaboração de fantasias nascidas de uma realidade interna. Fantasias criadas por processos psíquicos, vida afetiva e por representações que se constroem internamente em função do espaço e do tempo. A partir dessas considerações, podemos dizer que o desenho animado pode atingir o mundo interior da criança, ajudando no seu desenvolvimento. Atualmente a comunicação visual tem lugar de destaque e a importância do trabalho como a animação é fundamentado pelos estudos de Piaget quando fala a respeito da formação da imagem na criança, acentuando o seu caráter simbólico enquanto imitação interiorizada. Assim como Bettelheim (1978: 23) nos diz que "a exposição da criança aos contos é importante para seu crescimento e integração social", porque seus pensamentos mágicos precisam ser personificados - numa bruxa (destruição), num lobo (medos) - para que possam por em ordem suas tendências psicológicas, o desenho animado talvez divida esse papel canalizador com os contos na sociedade moderna. O Município de Gramado, considerado “Cidade do Cinema”, não possui nenhum projeto, incentivo, estímulo ou produção audiovisual ativa que contemple a comunidade e a inclua, sendo apenas meros espectadores do Festival de Cinema de Gramado, considerado um dos ais importantes entre os Festivais de Cinema do País, e o Município de Gramado servindo apenas como palco de exibição. Este projeto será o início de produções audiovisuais constantes com a participação efetiva da comunidade Gramadense bem como uma formação de um novo publico fortalecido pelo despertar cultural. O “Projeto Animando” utiliza o cinema de animação (stop motion – massinha de modelar) como instrumento da aprendizagem, para a abertura de novos horizontes de informação, cultura e desenvolvimento social e inclusão audiovisual de crianças de 05 a 09 anos da rede de ensino Municipal de Gramado, RS, permitindo aos estudantes o contato com o audiovisual a partir de uma experiência lúdica. A oficina será realizada na Escola Municipal Presidente Vargas com alunos de 5 a 8 anos de idade, no período de um mês, com encontros em turno oposto ao de atividade escolar 02 (duas) vezes por semana em 3h-aula. Como conclusão será realizado um curta metragem digital de animação, sendo tanto a estória – roteiro – quanto a animação realizada pelos participantes bem como a exposição do material utilizado para a produção (construção em massinha de modelar) e itinerâncias em dez (10) escolas e uma (01) instituição. Cada local contemplado receberá uma muda de flor para o plantio como marco do início do projeto bem como para conscientização ambiental. Cada local contemplado receberá uma cópia em DVD do audiovisual para acervo. Serão realizadas itinerâncias em dez (10) escolas contempladas e uma instituição (orfanato-asilo) sem fins lucrativos – Instituto Santíssima Trindade – a fim de, também, incluir e proporcionar lazer a um grupo de vulneráveis. Totalmente gratuito em suas atividades e aberto a comunidade do Município de Gramado, RS. Hoje não resta dúvida que o fazer audiovisual pode contribuir para a clareza e eficácia do ensino. A imagem e o som estão cada vez mais presentes na vida das pessoas, o texto escrito deixou de ser o principal meio de comunicação há muito tempo. Uma das razões em trabalhar a animação é a preferência das crianças pela programação infantil na televisão, repleta de exemplos feitos com diferentes técnicas desse gênero. Essa identificação centrada nos meios não-formais de educação facilita o trabalho dos professores, já que eles trabalham de certa forma uma parte do universo da animação, utilizando os materiais primários dessa técnica em suas aulas. Da mesma forma que fazer a animação, a fabricação de alguns equipamentos específicos para fazer os filmes pode aguçar a curiosidade, além de permitir-lhes conhecer melhor o significado desses recursos. O “Projeto Animando” é o primeiro contato da comunidade escolar de Gramado com o Cinema de Animação e com a produção (e envolvimento) audiovisual – realização ativa, com isso mostra uma relevância extraordinária ao agregar valores, vivências e reflexões comuns a partir do contato com outras crianças e estímulo ao trabalho coletivo, possibilitando um espaço de discussão permanente dentro da Escola bem como o estímulo a formação de um novo público que despertará através da inclusão para participação efetiva e ativa nos eventos de cinema – Festival de Cinema de Gramado e Gramado Cinevídeo – realizados no Município. É o início da formação de um público atuante e espectador, é a criação de um novo olhar que proporciona o despertar ara o cinema. A leitura de vários tipos de texto é essencial na sociedade em que vivemos. Saber olhar uma imagem, um filme, é tão necessário quanto aprender a ler e escrever nos moldes convencionais, pois os códigos e os processos de produção da comunicação se alteram e, nessas mudanças, buscam receptores aptos para entendê-Ios. Se o modo de produção se altera, fazendo surgir novos códigos, ele irá exigir uma nova posição receptiva; o mesmo vale para a alteração da percepção e da recepção, que exigirá novos códigos no processo de produção. A partir do momento em que estamos expostos a um mundo cheio de linguagens diversas, temos de nos preparar para entender criticamente o que elas nos oferecem. Interpretar, produzir e reproduzir. |
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul
Departamento de Fomento
Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS