Lei de Incentivo à Cultura Secretaria da Cultura

Avisos e Notícias 12/03/2021

Prêmio Trajetórias Culturais – Mestra Griô Sirley Amaro recebeu mais de 5 mil inscrições

Encerraram na última terça-feira, 9 de março, as inscrições do Prêmio Trajetórias Culturais - mestra Sirley Amaro, executado pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) e pelo Instituto Trocando Ideia - formalizado por meio de Chamada Pública e financiado através da Lei Aldir Blanc (Lei n°14.017/2020), com o objetivo de facilitar o acesso aos recursos da lei para um dos segmentos mais afetados com a pandemia do coronavírus, a cultura.

 O Prêmio Trajetórias é de reconhecimento do Estado e da sociedade civil para as pessoas que vivem da cultura e transformam vidas por meio da arte nas diferentes comunidades. No total, foram recebidas 5.218 inscrições (confira, no fim da matéria, a relação de inscrições por grupo social, gênero, segmentos culturais e regiões).

Próximos passos

Nos próximos dias, a Comissão de Seleção avaliará as trajetórias culturais atribuindo notas de um a cinco (1 a 5) pontos quanto à adequação ao objeto do edital. O propósito é valorizar a relevância das ações, atividades e/ou projetos desenvolvidos na área cultural, o impacto da trajetória na sua comunidade de atuação e o tempo percorrido. A avaliação é aplicável a todas as formas de inscrição (formulário escrito, vídeo e teleatendimento) e segmentos.

O edital

O edital contemplará mil e quinhentas (1.500) trajetórias culturais de pessoas físicas (CPF), distribuídas nas nove (09) Regiões Funcionais dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes), no valor de R$ 8 mil para cada premiação - totalizando R$ 12 milhões. Os inscritos apresentaram as suas trajetórias nos seguintes segmentos culturais: Audiovisual; Artesanato; Artes Visuais; Circo; Culturas Populares; Cultura Viva; Dança; Diversidade Linguística, Livro, Leitura e Literatura; Música; Teatro; Memória e Patrimônio; e Museus. A seleção contemplou pontuação específica para diversidade e pessoa física, sendo 51% para cotas sociais autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas, ciganos, mulheres trans/travestis, homens trans e Pessoas com Deficiência (PCDs).

Número de inscrições por grupo social

Brancas – 3.230
Pretas – 950
Pardas – 765
Indígenas – 121
Quilombolas – 26
Amarelas - 21
Ciganas – 18
Pessoas com Deficiência (com apresentação de laudo) – 67

Número de inscrições por gênero

Homens cisgênero (denominação usada para pessoas que se identificam com o gênero atribuído a elas ao nascer) – 3.160
Mulheres cisgênero – 1.647
Mulheres trans/travestis – 30
Homens trans – 14
Não consta - 367

Número de inscrições por segmentos

Neste caso, o número em cada segmento é superior ao total de inscrições recebidas, pois muitas trajetórias inscritas perpassam por diversas áreas da Cultura.

Audiovisual – 698

Artesanato – 749

Artes Visuais – 1.038

Circo – 392

Culturas Populares – 1.640

Cultura Viva –595

Dança – 1.018

Diversidade Linguística, Livro, Leitura e Literatura – 702

Música – 2.550

Teatro – 956

Memória e Patrimônio – 532

Museus - 122

Número de inscrições por região

Para saber os municípios que compõem cada região, clique aqui.

F1 – 2.572
F2 – 232
F3 – 453
F4 – 146
F5 – 413
F6 – 427
F7 – 188
F8 – 367
F9 - 394

Homenageada

O Prêmio presta homenagem a mestra griô Sirley Amaro, pelotense, nascida em 1935 e falecida em 2020, por ter contribuído, significativamente, com os saberes tradicionais, com a cultura popular e com o programa Cultura Viva, do extinto Ministério da Cultura. Sirley disseminou e protegeu os conhecimentos ancestrais do povo negro do Rio Grande do Sul, durante anos e ficou conhecida em outros estados do país por sua atuação na conservação e perpetuação do conhecimento da cultura negra.

Para mais informações sobre o prêmio, contatar o Instituto Trocando Ideia pelo site: www.premiotrajetoriaculturalrs.com.br ou pelo e-mail: premiotrajetoriaculturalrs@gmail.com e pelas redes sociais do projeto.

mais notícias

Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul
Departamento de Fomento
Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS

PROCERGS 2024
Estado do Rio Grande do Sul