Lei de Incentivo à Cultura Secretaria da Cultura

Avisos e Notícias 17/10/2022

Divulgado resultado final do edital que fomenta projetos audiovisuais gaúchos

Foi anunciado, nesta segunda-feira (17/10), com a publicação no Diário Oficial do Estado, o resultado final do Edital FAC Filma RS, que destinará R$ 12 milhões para o audiovisual gaúcho. Dos 352 projetos inscritos, foram contemplados 70 projetos culturais para o desenvolvimento, a produção e a finalização de obras audiovisuais, inclusive jogos eletrônicos, sendo 50% das vagas destinadas a proponentes do interior do Estado.

Segundo a Secretaria de Estado da Cultura, os recursos serão aplicados no desenvolvimento de longa-metragem; desenvolvimento de obra seriada; desenvolvimento de demonstrativo de jogo eletrônico; produção de curta-metragem; produção de longa-metragem; e finalização de longa-metragem.

Os projetos foram selecionados de acordo com os sete critérios de avaliação definidos no edital, que totalizam 100 pontos. No critério Ações Afirmativas, 20 pontos foram previstos para projetos que contemplassem o "Protagonismo no desenvolvimento do projeto (roteiro, produção e direção) de pessoas PCDs, Transexuais/Travestis, Negros, Ciganos, Quilombolas, Indígenas e Mulheres".

A secretária da Cultura, Beatriz Araujo, avalia que o FAC Filma RS "traz o resultado mais diverso já visto no cinema gaúcho, além de ser o maior edital de nossa história em termos de orçamento e alcance territorial”.

Conforme o diretor do Instituto Estadual de Cinema (Iecine), Zeca Brito, o resultado final do edital FAC Filma RS "é absolutamente inédito no país". Ele explica que a opção por transformar as políticas afirmativas em pontuação estruturante ainda não havia sido feito no Brasil. "A pontuação afirmativa estrutural vai resultar no primeiro longa dirigido por pessoa PCD do RS, primeiro curta dirigido por pessoa trans financiado pelo Estado, além de inúmeros projetos com realizadores indígenas, quilombolas e pessoas pretas”, acrescentou.

Nos próximos dias, será publicado o resultado final do último edital: o FAC Territórios Criativos. Ao total, são R$ 30 milhões previstos pelos sete editais lançados, com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), mecanismo de fomento do Pró-cultura RS.

 Clique aqui para acessar o resultado final no Diário Oficial do Estado
Texto: Ascom Sedac
Edição: Secom

Fonte: portal governo do estado

mais notícias

Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul
Departamento de Fomento
Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS

PROCERGS 2024
Estado do Rio Grande do Sul