Lei de Incentivo à Cultura Secretaria da Cultura

Avisos e Notícias 13/07/2012

Atenção: Últimos dias para as prefeituras inscrevem projetos no FAC 2012

O primeiro edital contemplará 53 projetos em diferentes cidades e o segundo, 15 diferentes feiras. O fomento é direto e soma R$2,4 milhões.

Pode participar deste edital toda prefeitura que estiver regularmente habilitada no Cadastro Estadual de Produtor Cultural (CEPC) junto à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) até os prazos previstos. Confira se sua prefeitura já possui cadastro no sistema Pró-cultura. Na aba Produtor, clique em Consultar. Caso o cadastro esteja desatualizado ou a prefeitura não souber a senha de acesso, é necessário preencher a aba Recadastro e protocolar os documentos necessários junto à Secretaria de Cultura.

Confira as possibilidades de projetos que podem ser inscritos pela sua prefeitura até o dia 16 de agosto, no Edital de Desenvolvimento da Economia da Cultura - Prefeituras:

Na finalidade de Apoio à Programação Continuada em Espaços Culturais, serão contempladas ações que promovem a inclusão cultural, ampliando o acesso aos processos de fazer cultural; qualificam a programação nos espaços culturais, públicos e privados; geram mercado de trabalho e renda a partir de bens e serviços culturais; apoiam os gestores culturais no desenvolvimento de projetos de iniciação artística para crianças e adolescentes; incentivam a formação de platéias ou contribuem para a ampliação da interface entre cultura e educação e entre cultura e turismo.

Na finalidade Indicadores, Informação e Qualificação, serão contemplados projetos como levantamento de dados sobre economia da cultura; diagnóstico de potencialidades culturais e artísticas municipais/regionais; mapeamento e catalogação de grupos, entidades, artistas, produtores e espaços culturais no município/região; elaboração de geoportais ligados a indicadores culturais; levantamento de informações sobre potencialidades para o turismo cultural, municipal/regional; indicadores culturais sobre a cadeia produtiva, relacionados aos hábitos, costumes e fazer artístico local; formação e qualificação de profissionais; capacitação para a formação de associações, cooperativas e solidárias; oficinas para elaboração e administração de projetos culturais; ações de incentivo ao empreendedorismo cultural; formação e capacitação de profissionais multiplicadores culturais; workshops ou oficinas de tecnologias aplicadas às artes; worshops ou oficinas de preparação, atuação, produção artística, etc.; formação de mediadores e oficinas nos sítios históricos e junto ao patrimônio tombado.

Não deixe de participar e atenção para os prazos:

Edital Desenvolvimento da Economia da Cultura: Prazo final de inscrições de projetos encerra no dia 16 de agosto, às 16h59min. Para participar deste edital, é obrigatório que a prefeitura esteja regularmente habilitada no Cadastro Estadual de Produtor Cultural (CEPC) até o dia 14 de agosto.

Edital Apoio à programação em Feiras do Livro: Prazo final de inscrições de projetos encerra no dia 23 de agosto, às 16h59min. Para participar deste edital, é obrigatório que a prefeitura esteja regularmente habilitada no Cadastro Estadual de Produtor Cultural (CEPC) até o dia 21 de agosto.

Fonte: confira aqui a matéria completa da ASSCOM SEDAC

mais notícias

Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul
Departamento de Fomento
Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS

PROCERGS 2024
Estado do Rio Grande do Sul